Lavanderia

Vida útil das roupas: como fazer elas sobreviverem a várias lavagens

Tomando os cuidados adequados, a sua roupa vai continuar nova por muito mais tempo
Tomando os cuidados adequados, a sua roupa vai continuar nova por muito mais tempo

Bate a maior tristeza perceber que aquela roupa querida está tão desgastada que agora só serve para dormir - e olhe lá. Tudo bem, a gente sabe que nenhuma peça do armário é eterna, mas você sabia que elas podem sim durar mais tempo se você tomar os cuidados certos? Por isso, nós preparamos um guia de sobrevivência das roupas, que vai permitir que as suas continuem novas por mais tempo. Se liga nas dicas!

Siga as indicações da etiqueta

Se você corta a etiqueta das roupas porque acha que elas pinicam pare com esse hábito agora! Cada um daqueles símbolos tem um significado diferente, e eles nada mais são do que o passo a passo para você cuidar das peças com sabedoria e evitar que elas estraguem. Tudo bem, os desenhos nem sempre são autoexplicativos, mas você pode pesquisar, certo? Deixe a preguiça de lado, porque para manter a roupa nova por mais tempo o esforço vale a pena!

Nem todas as peças podem ser lavadas na máquina

Como nem todo mundo sabe disso é sempre bom lembrar: algumas peças não podem ser lavadas na máquina! Os motivos são variados, mas em geral é porque a roupa tem um tecido muito fininho e que pode rasgar com facilidade. Mas fique tranquilo, a etiqueta vai indicar se ela pode passar por esse tipo de lavagem. E, se não der mesmo, o jeito é lavar a roupa à mão.

Não misture peças de cores e tecidos diferentes

Toalhas não são lavadas separadamente à toa. Já pensou se o zíper de uma roupa engancha em um fio de uma delas? Com isso ela vai estragar rapidinho! E o que falar daquela blusa vermelha que manchou a calça branca? Por problemas como esses, o ideal é separar as suas peças por tipo e por cor, porque assim você vai evitar possíveis desgastes das roupas.

Saiba colocar as roupas na máquina

Não, não é só jogar tudo lá e apertar "ligar". Antes de mais nada é preciso saber botar as roupas na máquina. Aqui não estamos falando de uma ordem específica, mas sim de alguns cuidados que é preciso ter antes de colocá-las para lavar. O primeiro deles é verificar se há algo em algum dos bolsos. Depois, feche todos os zíperes e botões. Por fim, vire as calças jeans do avesso. Ah, e não se esqueça que a máquina não pode estar lotada, porque assim ela não bate a roupa, ok?

Reduza a frequência de lavagem das peças

Usou a blusa um dia para ir a um restaurante com a família e, duas horas depois, voltou para casa? Então nos diga, por que você vai colocar ela pra lavar mesmo? Não jogue na máquina peças que ainda não estão sujas de fato! A não ser que você esteja em um lugar muito quente e que tenha suado muito é bem difícil de acreditar que ela realmente precisa ir para o cesto de roupa suja. Com o tempo a lavagem desgasta as peças, então evitá-la ao máximo é muito importante para fazer elas durarem mais. Sem falar que você ainda economiza tempo e energia por não ter que esvaziar o cesto com tanta frequência.

Não lave a roupa com água quente

Você sabia que em altas temperaturas as fibras do tecido tendem a quebrar com mais facilidade? Por isso, evite lavar as roupas com água quente, e deixe essa opção apenas para retirar manchas - tirando as de sangue - das suas peças. Mas é claro que nesse caso você vai ter que que esfregá-las à mão, mesmo.

Use a quantidade e os produtos adequados na lavagem

Sabão em pó demais também é ruim, sabia? Isso porque a longo prazo ele pode acabar manchando as roupas. Sem falar nas vezes que ele não chega a se diluir e você pega a peça e vê que ela ainda está com resquícios do sabão. Para evitar esse tipo de problema siga sempre as instruções da embalagem.

Tenha atenção na hora de passar as roupas

Ferro quente + tecido fino = roupa queimada. Pode parecer óbvio, mas problemas como esse ocorrem o tempo todo. Por isso, fique atento à temperatura do seu ferro e regule sempre a intensidade de acordo com o tipo de tecido que você vai passar. Lembrando que às vezes o ferro nem é necessário! Só de pendurar no varal de forma bem esticadinha a roupa não amarrota.

Guarde as roupas de forma adequada

Por fim, também existe uma maneira certa de guardar as roupas. Blusas e camisetas precisam ser dobradas e colocadas na gaveta, enquanto vestidos e calças devem ficar dobrados no meio do cabide. Por fim, pendure de pé apenas casacos mais pesados, que não vão ficar deformados pelo formato desse tipo de suporte. Anotou? Agora pode descansar aliviado e com a certeza que você vai poder usar as suas roupas favoritas por muito mais tempo!

Matérias: Lavanderia

Ver mais