Lavanderia

De quanto em quanto tempo eu troco a toalha? Tem que passar? Saiba como fazer sua roupa de banho durar mais

Alternar as toalhas é uma boa forma de evitar o desgaste de uma única peça
Alternar as toalhas é uma boa forma de evitar o desgaste de uma única peça

Sair de um banho quentinho e se enxugar em uma toalha macia e cheirosa certamente está entre os melhores momentos do dia. Mas, para manter essa sensação agradável na hora de tirar a umidade do corpo, é importante tomar alguns cuidados com a manutenção do tecido.

Você sabia, por exemplo, que deixar toalhas de banho estendidas no banheiro não é recomendado? E que, ao contrário do que muita gente pensa, o ferro de passar roupa mais ajuda do que atrapalha por causar desgaste no tecido? Confira a matéria para tirar essas e outras dúvidas para aumentar o tempo de vida útil das que você tem em casa!

Toalha de banho deve ser trocada semanalmente

Uma das principais dúvidas é sobre a frequência de lavagem da toalha. Será que existe um tempo certo para tirar a que está sendo usada e pegar uma nova ou dá para segurar essa troca até a hora em que o pano começar a parecer sujo? Acertou quem escolheu a primeira opção!

Por mais que a gente só use a toalha depois de limpar o corpo, o pano acaba acumulando impurezas rapidamente e pode ficar com um incômodo mau cheiro. Então, para evitar esse problema, o ideal é fazer a troca de uma a duas vezes por semana.

Alternar as toalhas é truque para evitar o desgaste de uma única peça

Por mais que você more sozinho, é bom ter várias toalhas extras para não cometer o erro de acabar usando sempre a mesma depois da lavagem. Fazendo isso, as chances das suas peças durarem mais tempo são bem maiores, já que a fibra não vai desgastar rapidamente pelo excesso de produtos e lavagens.

Toalha deve ser lavada separadamente para evitar danos

Outro cuidado que vai te ajudar a manter a toalha intacta por mais tempo é o de lavá-la separadamente ao invés de misturar com outras peças de roupa. É que, desse jeito, você evita que o zíper de uma calça acabe puxando alguns fios dela, por exemplo, ou que alguma blusa colorida deixe manchas indesejáveis.

Ferro a vapor pode causar danos nas fibras

Uma dúvida muito frequente entre os novatos nas tarefas de casa é sobre a necessidade de passar as toalhas de banho. Mas, para a alegria de quem busca praticidade, esse passo não é necessário e muito menos recomendado - já que o ferro a vapor pode estragar o tecido por causar danos às fibras. Sendo assim, sempre que for guardar a toalha, nem precisa esquentar a cabeça: antes de dobrar e armazenar, basta passar as próprias mãos no pano para alinhar as fibras e pronto!

Espere a toalha estar totalmente seca para guardar ou colocar no cesto

Na pressa, é normal acabar não esperando a toalha de banho ficar devidamente seca para colocá-la no armário ou despejar no cesto para a próxima lavagem. Mas você sabia que essa umidade pode acumular fungos e bactérias e ainda diminuir o tempo de vida útil do pano? Por isso, faça o seguinte: deixe a toalha estendida em local ventilado até que esteja completamente seca! Depois, quando já não tiver mais nenhuma umidade, guarde e armazene dobrada em um local seco (sim, nada de apenas estender no banheiro até o próximo uso).

Matérias: Lavanderia

Ver mais