Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O açúcar empedrou? Como resolver o problema e evitar que ele volte a se repetir
Guia Culinário 24/07/2019

O açúcar empedrou? Como resolver o problema e evitar que ele volte a se repetir

Imagine a seguinte situação: você está preparando aquele cafezinho preto pela manhã (já ferveu a água e coou o pó), pega o pote de açúcar para adoçar a bebida e, então, percebe que os grãos estão grudados e empedrados. É uma das situações mais chatas que tem, né? Muita gente, inclusive, pensa que precisa jogar o açúcar empedrado fora, sendo que isso não é necessário. Para que você consiga resolver esse problema sem ter dor de cabeça, nós separamos umas dicas bem simples e fáceis de seguir. Confira e as coloque em prática!

Coloque um pedaço de pão dentro do pote de açúcar

Para evitar que o açúcar empedre, uma das principais dicas é colocar pedaços de pães (pode ser o francês comum) dentro do pote junto com o açúcar refinado. Afinal, o açúcar só empedra porque, com o tempo, os grãos vão ressecando (já que perdem a umidade natural) e acabam se unindo, formando pedras maiores. Por isso é recomendado colocar o pão no mesmo pote – assim, a umidade do alimento acaba sendo transferida para os grãos de açúcar, evitando o empedramento. Simples, né?

Você também pode colocar um pedaço de papel toalha úmido

O papel toalha umedecido surte o mesmo efeito do pão, pois devolve a umidade aos grãos de açúcar. Esse truque também é fácil de implementar: pegue uma única folha de papel, umedeça-a levemente na pia e coloque-a dentro do pote de açúcar. Desta forma, a umidade do papel passará para os grãos, evitando a formação de pedras.

Cascas de frutas evitam o empedramento do açúcar mascavo

Sabe as cascas de limão, laranja e tangerina que você tem o costume de jogar fora? Pois é, elas também podem ser aproveitadas para evitar o empedramento do açúcar. Uma boa dica é juntar todas elas e colocá-las dentro do pote de açúcar mascavo. Além de deixarem o meio mais úmido, as cascas de frutas também afastam insetos (por conta do cheiro) e, assim, garantem mais durabilidade ao açúcar armazenado.

Use potes hermeticamente fechados

Outra dica interessante é sempre recorrer aos potes hermeticamente fechados. Eles conseguem preservar melhor a umidade do açúcar e, assim, evitam o empedramento dos grãos. Por isso, o ideal é que você compre vários desses potes para guardar os diferentes tipos de açúcar – refinado, demerara, mascavo, de coco e por aí vai. Pode apostar que vai ser muito mais difícil de os dois empedrarem. Mas, caso isso ocorra, basta recorrer às dicas que citamos. Não tem erro!