Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpeza de carpete sem mistérios: o passo a passo definitivo para se livrar de ácaros e manchas
Meu Lar 13/12/2018

Limpeza de carpete sem mistérios: o passo a passo definitivo para se livrar de ácaros e manchas

Acordar e ter os pés em contato com aquela textura bem fofinha e quentinha é uma sensação maravilhosa, ainda mais se você mora em locais frios. O carpete é uma das peças favoritas de quem está em busca de conforto térmico ou apenas gosta de ter essa sensação mais aconchegante. E para manter toda a sua beleza e conforto, é importante garantir uma limpeza corriqueira. Mas, calma, nós organizamos um passo a passo para essa faxina se tornar simples, rápida e sem mistérios. Confere só!

Quais são os benefícios de manter o seu carpete sempre limpo?

Você sabia que o acúmulo de mofo e ácaros pode causar e agravar doenças respiratórias? Quem possui asma, rinite e sinusite e tem carpetes em casa precisa estar sempre fazendo limpezas para evitar crises alérgicas e respiratórias. Esse é um cuidado essencial, especialmente para quem tem crianças e idosos em casa. Além da questão de saúde, manter o seu carpete limpo ajuda a aumentar a sua durabilidade e garantir uma estética impecável do produto.

Saiba com qual frequência você deve fazer a limpeza do carpete

Para impedir o acúmulo de ácaro e todo tipo de poeira no seu carpete, uma dica é apostar em uma limpeza periódica. Pode parecer trabalhoso, mas com a ajuda do aspirador de pó você consegue dar conta rapidinho. O recomendável é que essa limpeza mais superficial aconteça uma vez por semana ou a cada 15 dias. O tempo pode variar de acordo com o tamanho, a cor, o estilo e até o cômodo onde está e a circulação de pessoas no seu carpete. Já uma higienização mais profunda deve ser feita a cada um ou dois anos. O ideal é que você contrate uma empresa especializada para fazer o serviço e deixar o seu carpete perfeito.

Passo a passo completo da limpeza do carpete

Limpeza superficial com o aspirador de pó

1. Retire todos os objetos e mobílias de cima do seu carpete;

2. Passe o aspirador de pó no sentido das fibras de forma lenta para não deixar nenhuma partícula escapar;

3. Para se livrar do mau odor, você pode usar o vinagre: dilua-o em água na proporção de 1 para 2. Coloque a mistura no borrifador e espalhe por todo o carpete;

4. Deixe secar naturalmente.

Limpeza para tirar as manchas

Antes de começar, é importante frisar que o ideal é que essa limpeza seja feita logo após a mancha acontecer, com ela ainda úmida.

1. Dissolva uma colher de sopa de detergente neutro e uma colher de sopa de vinagre branco em 1 litro de água morna;

2. Adicione um pouco de bicarbonato de sódio em cima da mancha;

3. Agite a mistura até formar uma espuma e aplique na área desejada fazendo movimentos circulares;

4. Espere alguns minutos e remova a espuma com um pano seco;

5. Seque o local com um tecido limpo. Você pode usar um secador de cabelo para acelerar o processo de secagem.

Veja mais