Limpeza

Limpeza de ar-condicionado descomplicada: dê adeus aos ácaros e às bactérias seguindo um simples passo a passo

O filtro deve ser lavado todos os meses para que o ar-condicionado se mantenha limpo
O filtro deve ser lavado todos os meses para que o ar-condicionado se mantenha limpo

Conforme o verão vai se aproximando, o clima fica mais quente e abafado e a necessidade de se refrescar só aumenta. Mas nem tomando 10 banhos por dia a gente se sente tão confortável do que quando liga o ar-condicionado - esse sim, o melhor amigo de quem não aguenta mais ficar suado. O problema é que muita gente se esquece que ele precisa de uma limpeza frequente, já que o aparelho acumula ácaros e bactérias, podendo causar doenças pelo simples fato de estar sujo. Quer saber como resolver o problema? Então aprenda como limpar o ar-condicionado seguindo um simples passo a passo:

Use água corrente para limpar o filtro do ar-condicionado

Antes de mais nada veja o manual de instruções do seu aparelho, porque ele vai indicar o local correto para abrir o ar-condicionado sem esforços. Lembrando que ele deve estar desligado na tomada para evitar qualquer tipo de acidente, como choques. Em seguida, retire o filtro - que é uma espécie de tela - e o lave em água corrente, seja ela fria ou morna. Se a sujeira estiver muito intensa pode usar uma esponja com sabão neutro para te ajudar a deixá-lo limpinho de novo. Só tome cuidado para não rasgar ou quebrar alguma área porque ficou esfregando com muita força, ok?

Quando o filtro estiver com a sua cor original de novo é só deixá-lo secar naturalmente. Se quiser adiantar o processo um pouco use um pano seco limpo para tirar o excesso de água. Aí, quando ele estiver bem sequinho, é só colocá-lo de volta no lugar e pronto. Aqui o mais importante é lembrar que produtos químicos e água quente devem ser evitados, para não danificar o material. Tirando isso é só seguir o passo a passo que não tem erro! Fácil, não?

De quanto em quanto tempo eu limpo o ar-condicionado?

O filtro é a peça mais importante do seu ar-condicionado, já que - como o próprio nome indica - é justamente ela que vai filtrar o ar para você, e por isso acaba ficando suja com facilidade. Portanto, se você tem um aparelho desses em casa, a dica é fazer a limpeza do seu filtro uma vez por mês, mesmo que fora do verão ele seja pouco utilizado. Já se ele fica ligado todos os dias - seja porque você trabalha em casa ou porque possui algum estabelecimento comercial - é importante que a higienização seja feita a cada 15 dias, porque o acúmulo de poeira é muito maior.

Não se esqueça de limpar o painel

Embora o filtro seja muito importante, o painel do ar-condicionado não pode ser deixado de lado! Ainda mais porque o passo a passo é basicamente o mesmo, sendo preciso lavá-lo em água corrente. A diferença é que a regularidade de sua limpeza pode ser um pouco menor, embora não esteja proibido limpá-lo uma vez por mês também, claro.

De uma forma geral, tenha em mente que o aparelho deve ser higienizado por completo uma vez ao ano. Neste caso, o ideal é contratar uma mão de obra especializada, já que será precisa desmontá-lo para limpar áreas mais difíceis, como o cano. Seguindo essas dicas, você e a sua família vão ficar livres dos temidos ácaros e bactérias e das doenças que eles podem carregar.

Matérias: Limpeza

Ver mais