Limpeza

Aprenda a limpar eletrodomésticos e aumente a vida útil dos aparelhos

Você sabia que o modo de limpar os eletrodomésticos pode fazer com que eles durem mais ou menos tempo?
Você sabia que o modo de limpar os eletrodomésticos pode fazer com que eles durem mais ou menos tempo?

Sabia que o modo como você limpa os eletrodomésticos pode influenciar no seu tempo de vida útil? Por isso, para garantir que fiquem intactos, é bom seguir algumas dicas para evitar que eles estraguem antes da hora ou até que façam mal para a saúde por causa do acúmulo de fungos e bactérias. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas infalíveis que vão te ajudar a manter os que você tem na sua casa sempre limpos e com grandes chances de durarem mais tempo que o esperado. Só não se esqueça de desligar todos eles da tomada antes de começar a colocar a mão na massa, ok?

Produtos específicos, como bicarbonato de sódio, e truques caseiros facilitam a limpeza dos eletrodomésticos

Na hora de limpar os eletrodomésticos de casa, muita gente tem o hábito de usar apenas uma flanela para remover as impurezas. Mas, ainda que essa prática pareça a ideal por não exigir muito trabalho, em alguns casos ela pode trazer prejuízos por não retirar devidamente o acúmulo de sujeira - o que, a longo prazo, pode até fazer com que o aparelho estrague antes da hora.

Por isso, para garantir que todos eles fiquem realmente limpos, é preciso de um pouco mais! Em algumas situações, o ideal é usar produtos específicos - como o bicarbonato de sódio com água e sabão na porta da geladeira, por exemplo, para tirar todas as manchas da superfície branca, e detergente neutro para limpar o fogão sem danos.

Truques caseiros também funcionam para resolver o problema: no caso do micro-ondas, uma dica de ouro para tirar a sujeira é colocar um copo com água com algumas rodelas de limão e deixar aquecendo por 1 minuto. Depois, espere três minutos até que o vapor do líquido com a fruta consiga amolecer as impurezas que ficam impregnadas nos cantos. Por fim, é só passar um paninho limpo para fazer a limpeza final.

Eletrodomésticos da sala devem ser limpos de maneira mais suave

Enquanto os eletrodomésticos da cozinha precisam do reforço de alguns produtinhos para que fiquem bem limpos, os da sala - como televisão, aparelho de DVD, de som e computador - devem ser limpos com bastante cautela para que não acabem danificados. Como alguns fabricantes afirmam que produtos com álcool podem prejudicar os aparelhos, o ideal é tirar todo o grosso da poeira com uma flanela e, depois, usar um paninho umedecido com água para remover as manchas mais insistentes.

Cotonete e escova de dentes podem ajudar na limpeza de eletrodomésticos com muitos detalhes

Na hora de limpar aparelhos menores - como é o caso do liquidificador e da cafeteira -, é bom contar com uma ajudinha extra para limpar os pequenos detalhes. Para fazer isso, o truque é desmontar tudo e, depois, usar um cotonete ou uma escovinha de dentes para remover as impurezas. Água e sabão são suficientes se os aparelhos não estiverem tão sujos, mas, se for preciso uma limpeza pesada por causa da gordura impregnada, vale acrescentar o bicarbonato de sódio.

Matérias: Limpeza

Ver mais