Economia do lar

Compra de mês ou várias idas ao mercado? Descubra qual a melhor opção para cada perfil de morador

Quem gosta de alimentos frescos deve ir ao mercado sempre que for usá-los, porque assim evita que eles estraguem por ter comprado uma quantidade maior que a necessária
Quem gosta de alimentos frescos deve ir ao mercado sempre que for usá-los, porque assim evita que eles estraguem por ter comprado uma quantidade maior que a necessária

Ir ao mercado não é uma tarefa simples. Enquanto alguns adoram escolher o que botar na cestinha, outros preferem evitar a tarefa o máximo que puderem. Mas você sabia que periodicidade para fazer suas compras é muito importante? Com um bom planejamento, fica mais fácil saber o que é necessário comprar, evitando gastos desnecessários que acabam sendo um problema para o seu bolso. Inclusive, dependendo do seu estilo de vida, existem segredos para acertar na hora de ir ao mercado. Dá uma olhada em alguns deles:

Compras semanais são uma boa opção para quem mora sozinho

Quando você mora sozinho, nem sempre é fácil seguir um planejamento. Ainda mais quando bate aquela preguiça. Às vezes, não vale muito a pena fazer compras mensais por conta do desperdício. Por isso, seja qual for a periodicidade da sua ida ao mercado é importante fazer uma lista do que está faltando. Compras semanais podem ser uma boa escolha. Dessa forma, é mais fácil fazer o planejamento do que consumir durante determinado período. Já os produtos de limpeza - que geralmente duram mais quando se mora sozinho - podem ser comprados mensalmente.

Como planejar as idas ao mercado quando a família é grande

Família grande é sinônimo de custo alto. E para não ter problemas financeiros, é muito importante seguir um orçamento. Se o seu objetivo é controlar melhor os gastos com o supermercado, uma boa dica é estipular um valor e fazer compras mensais. Produtos de limpeza e alguns alimentos podem ser comprados em grandes volumes com preço reduzido. Faça uma avaliação da quantidade que será consumida pela sua família para que a oportunidade de comprar no atacado valha a pena.

Procure comprar alimentos frescos diariamente

Se você é daqueles que gosta da comida bem fresca, o ideal é ir mais vezes ao mercado. A visita diária ou semanal é essencial para quem quer comprar alimentos que estragam rápido, como frutas, carnes, verduras, legumes e laticínios em geral. Se você mora sozinho ou divide a casa com apenas uma pessoa talvez comprar esses alimentos uma vez a cada 7 dias seja uma boa opção, mas se você é responsável por fazer a compra para muita gente o ideal é ir todos os dias mesmos.

Se o seu objetivo for apenas esse, uma medida interessante que você pode adotar é comprar produtos industrializados e material de limpeza com uma frequência menor, já que a validade deles costuma ser grande. Já no resto das idas ao mercado pode ir direto para a área da feira, do açougue e dos frios.

Compare os preços dos supermercados

Unir qualidade e preço bom é o grande objetivo de qualquer um, ainda mais quando o assunto é supermercado. Por isso, a dica é pesquisar e procurar as boas promoções. Comparar os preços exige paciência, mas é necessário se o objetivo é economizar. É bom lembrar que quanto mais você vai ao mercado, mais fácil é perceber a variação de preço.

Congele os alimentos para evitar o desperdício

Se você mora sozinho e não tem tempo de ir ao mercado não precisa se preocupar, porque existem truques para diminuir o número de vezes que você precisa executar essa tarefa. O maior deles é simplesmente investir no congelamento dos alimentos. Compre saquinhos próprios para isso e coloque no freezer aquela comida que pode estragar com mais facilidade. Como os produtos são para uma pessoa, o risco do desperdício é maior.

Aliás, o truque também é válido para famílias grandes, caso você tenha aproveitado uma promoção e comprado mais do que precisava no momento. Só não se esqueça de ter certeza que a comida pode ir para o congelador antes de colocar ela lá, ok?

Matérias: Economia do lar

Ver mais