Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer render uma massa de bolo pronta
Guia Culinário 06/12/2019

Como fazer render uma massa de bolo pronta

Sabe quando você faz um bolo de caixinha e ele acaba não rendendo o suficiente para todas as pessoas da casa? Então! Que tal fazer ele render mais? Até porque, pra quem vive da venda dos bolinhos e não tem tempo de ficar fazendo uma massa caseira, muitas vezes essa é a única opção. Pensando nisso, nós separamos alguns segredos para incrementar a receita e fazer a sua massa de bolo pronta render muito mais. Dá uma olhada nessas dicas!

Acrescente ovos, farinha de trigo e leite

A melhor solução para fazer o bolo render é acrescentar ingredientes extras à massa. Por isso, adicione algumas colheradas extras de trigo, ovos – para dar a liga nessa quantidade a mais de farinha -, um pouquinho de leite, e incorpore tudo com o auxílio de um fouet ou de uma batedeira.

Lembre-se que isso deve ser feito com cautela e sem exageros! Caso você acrescente quantidades demais, o seu bolo pode ficar massudo, com um gostinho de ovo lá no fundo, e até quebradiço. Então, não deixe de colocar todos esses ingredientes juntos. E não se esqueça dos cuidados gerais de qualquer receita de bolo, como untar a forma ou evitar de abrir o forno nos primeiros 30 minutos.

Dica: Dose bem a quantidade de ovos e farinha! Em média, de um a dois ovos para cada xícara de chá de farinha. Também vale substituir o leite por um pouco de óleo, se for mais econômico para você! Para ajudar, utilize um copo de medidas ou siga a tabela de equivalências.

Faça o seu bolo crescer mais

Uma das maneiras mais simples de alterar o rendimento do seu bolo é fazê-lo crescer ainda mais! E nesse sentido, o fermento é o seu principal aliado. Mas, cuidado! A massa pronta já é produzida com certas quantidades de fermento. Tente acrescentar somente uma ou meia colher de chá do ingrediente.

Você pode utilizá-lo em pó (lembrando ele deve ser misturado por último, caso você adicione mais algum ingrediente) ou no formato de tabletes, o famoso fermento biológico fresco. Este último precisa ser mantido na geladeira antes de ser usado e deve ser agregado à farinha para que aja corretamente na massa.

Iogurte natural deixa o bolo mais encorpado e menos quebradiço

O último truque da lista é ele, o iogurte natural! Além de agregar sabor à sua receita, ele é o ingrediente adicional perfeito para deixar o seu bolo mais encorpado, úmido e fofinho, tipo aqueles de vó! Para incorporá-lo, você também pode adicionar um pouco mais de farinha e, se quiser, um fiozinho de óleo (só não adicione mais leite!).

Obs.: Não substitua o iogurte natural pelo desnatado ou integral: isso pode alterar o sabor e a consistência do bolo.