Economia do lar

Como descongelar carne no micro-ondas sem erros

Para descongelar carne ou frango no micro-ondas, o indicado é ajustar a potência para 30% ou 50% e selecionar 3 minutos
Para descongelar carne ou frango no micro-ondas, o indicado é ajustar a potência para 30% ou 50% e selecionar 3 minutos

Existem diferentes formas de descongelar carne (seja bovina, suína, peixe ou ave). A mais indicada é transferir o alimento para a geladeira no dia anterior ao preparo - assim, o processo de degelo ocorre de forma mais gradual, sem que a carne passe por um choque térmico muito grande. No entanto, em algumas situações, é possível recorrer a outros truques - como utilizar o micro-ondas ou até mesmo deixar a carne submersa em água (devidamente vedada em um saco zíper) por entre 30 e 60 minutos. Para te ajudar nesse assunto, nós separamos dicas de como descongelar carne no micro-ondas de forma rápida e segura. Vale a pena conferir!

Como descongelar carne no micro-ondas?

Quando se trata de descongelar carne rápido, recorrer às funções do micro-ondas é uma ótima opção. Mas, para isso, é importante acertar a potência e o tempo de aquecimento - caso a carne esquente muito, por exemplo, ela já começa a cozinhar, o que não é o ideal. Para que você não erre nesse tipo de situação, basta seguir as nossas recomendações:

Coloque a carne em um recipiente fundo

Para começar, você deve tirar a carne da embalagem plástica e transferi-la para um recipiente fundo (de vidro ou cerâmica, preferencialmente). Assim, é possível conservar a água e o sangue que soltam durante o aquecimento, sem correr o risco de sujar o micro-ondas. Além disso, o ideal é colocar um prato ou uma tampa em cima da carne para evitar sujeiras.

Regule a potência e o tempo do micro-ondas

Para apenas descongelar a carne (e não cozinhá-la), é necessário ajustar a potência para 30% ou 50%. Caso sejam 500 g de carne moída, selecione 3 minutos. Passado um minuto e meio, abra o micro-ondas, vire a carne de cabeça para baixo (para degelar o outro lado) e deixe por mais um minuto e meio. No final do processo, toque a carne com o dedo indicador para garantir que ela está macia. Caso ela ainda não esteja 100% descongelada, deixe-a por mais 45 segundos e repita o processo até que o degelo termine.

No caso de bifes, o ideal é tentar separá-los e colocá-los em um recipiente fundo. Mas, caso eles ainda estejam grudados, esquente-os primeiro no micro-ondas. Aqui, também é importante ajustar a potência do micro-ondas para 30% ou 50% e, depois, selecionar 2 minutos de aquecimento. Passado um minuto, tente separar os bifes com as mãos, vire-os do avesso e deixe por mais um minuto. No fim do processo, caso a carne ainda esteja congelada, selecione mais 45 segundos e assim por diante, até degelar por completo.

Recorra à função de descongelar

Vale lembrar que alguns micro-ondas já vem com a função "descongelar". Nesse caso, em vez de seguir as dicas acima, basta seguir as instruções de uso do equipamento. Aqui, talvez seja possível selecionar o tipo de alimento (geralmente carne, frango/peixe ou feijão). Comece por essa etapa e, então, digite a quantidade em gramas da carne que será descongelada. Na metade do tempo, abra a porta do micro-ondas e vire o alimento do avesso. Depois, é só deixar o processo terminar e prontinho!

Matérias: Economia do lar

Ver mais