Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saiba como limpar espelho sem arranhar ou desgastar a superfície
Meu Lar 04/01/2019

Saiba como limpar espelho sem arranhar ou desgastar a superfície

Quem nunca lidou com manchas, arranhões e outros desgastes quando precisou limpar um espelho, certo? Se você continua enfrentando esses problemas, não precisa se desesperar: incorporando algumas dicas simples e práticas na rotina de limpeza você consegue preservar a superfície do vidro por ainda mais tempo! Saiba como:

1. Antes de começar, passe um pano seco no espelho para remover a poeira

O primeiro passo para limpar o espelho sem riscos é passar um pano seco ou um espanador sobre a superfície. Isso ajuda a remover grãos de poeira e outras partículas que podem criar pequenos arranhões ou desgastar o vidro – tudo o que a gente não quer, certo?

2. Use esponjas e panos macios para limpar o espelho sem arranhar

Outra dica é escolher bem a esponja ou o pano que será usado na limpeza. Procure opções menos ásperas, de material macio e que não solte fiapos, o que ajuda a evitar arranhões e o famoso efeito embaçado na superfície do espelho. Um pano de microfibra, por exemplo, é uma boa sugestão para esse momento.

3. Limpa-vidros, álcool e água quente ajudam evitar a manchas na superfície

A substância usada para limpar o espelho também é importante para evitar desgastes e manchas na superfície. Deixe de lado a água sanitária: escolha aqueles produtos que são próprios para esse tipo de limpeza, como um limpa vidros, ou então que tenham fórmulas menos abrasivas, como sabão neutro. Um pouco de álcool ou a água quente também poder ser usado nesse processo. É importante também nunca aplicar o produto diretamente sobre o espelho – isso previne as famosas manchas pretas de desgaste e, caso o seu modelo tenha moldura, que a cola usada na montagem solte.

4. Dividir o espelho em partes na hora da limpeza também ajuda a preservá-lo

Mesmo após secar, o produto de limpeza escolhido também pode deixar manchas na superfície do espelho e desgastá-lo ao longo do tempo. Para resolver esse problema, uma boa dica é dividir área do vidro em partes iguais e limpar uma de cada vez. Assim, é possível evitar manchas, arranhões e outros tipos de danos.

5. Finalize a limpeza do espelho com um papel toalha seco

Para garantir uma superfície mais brilhante, finalize a limpeza do espelho com um papel toalha seco. Isso irá remover qualquer excesso de produto que possa danificar o vidro a longo prazo, além de evitar o aspecto embaçado e opaco.