Limpeza

Saiba como limpar espelho sem arranhar ou desgastar a superfície

Panos de microfibra são perfeitos para lavar espelhos, já que não soltam fiapos
Panos de microfibra são perfeitos para lavar espelhos, já que não soltam fiapos

Quem nunca lidou com manchas, arranhões e outros desgastes quando precisou limpar um espelho, certo? Se você continua enfrentando esses problemas, não precisa se desesperar: incorporando algumas dicas simples e práticas na rotina de limpeza você consegue preservar a superfície do vidro por ainda mais tempo! Saiba como:

1. Antes de começar, passe um pano seco no espelho para remover a poeira

O primeiro passo para limpar o espelho sem riscos é passar um pano seco ou um espanador sobre a superfície. Isso ajuda a remover grãos de poeira e outras partículas que podem criar pequenos arranhões ou desgastar o vidro - tudo o que a gente não quer, certo?

2. Use esponjas e panos macios para limpar o espelho sem arranhar

Outra dica é escolher bem a esponja ou o pano que será usado na limpeza. Procure opções menos ásperas, de material macio e que não solte fiapos, o que ajuda a evitar arranhões e o famoso efeito embaçado na superfície do espelho. Um pano de microfibra, por exemplo, é uma boa sugestão para esse momento.

3. Limpa-vidros, álcool e água quente ajudam evitar a manchas na superfície

A substância usada para limpar o espelho também é importante para evitar desgastes e manchas na superfície. Deixe de lado a água sanitária: escolha aqueles produtos que são próprios para esse tipo de limpeza, como um limpa vidros, ou então que tenham fórmulas menos abrasivas, como sabão neutro. Um pouco de álcool ou a água quente também poder ser usado nesse processo. É importante também nunca aplicar o produto diretamente sobre o espelho - isso previne as famosas manchas pretas de desgaste e, caso o seu modelo tenha moldura, que a cola usada na montagem solte.

4. Dividir o espelho em partes na hora da limpeza também ajuda a preservá-lo

Mesmo após secar, o produto de limpeza escolhido também pode deixar manchas na superfície do espelho e desgastá-lo ao longo do tempo. Para resolver esse problema, uma boa dica é dividir área do vidro em partes iguais e limpar uma de cada vez. Assim, é possível evitar manchas, arranhões e outros tipos de danos.

5. Finalize a limpeza do espelho com um papel toalha seco

Para garantir uma superfície mais brilhante, finalize a limpeza do espelho com um papel toalha seco. Isso irá remover qualquer excesso de produto que possa danificar o vidro a longo prazo, além de evitar o aspecto embaçado e opaco.

Matérias: Limpeza

Ver mais