Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 07/12/2020

Não sabe como fazer pão na panificadora? Veja dicas para não errar

Se você faz parte do time de pessoas que não dispensa um pão bem quentinho no café da manhã, já deve ter buscado diferentes formas de fazê-lo em casa, certo? A boa notícia é que com ajuda de uma boa panificadora essa tarefa pode ser mais fácil do que se imagina. No entanto, para garantir um bom resultado, é importante ter em mãos uma boa receita e os ingredientes certos. Quer saber como? Nós te contamos! Confira abaixo algumas dicas de como fazer pão em casa!

Antes de mais nada, saiba quais tipos de pães podem ser feitos na panificadora

Embora a panificadora seja conhecida por fazer todos os tipos de pães, é importante saber identificar aqueles que mais se adaptam à ferramenta. Nesse caso, os pães franceses, australianos, integrais, veganos e de brioche podem ser facilmente feitos na máquina. Além disso, é preciso estar atento aos ciclos disponíveis no aparelho escolhido. Geralmente, a panificadora conta com etapas que correspondem ao tipo de pão que será feito. Ou seja: um erro nessa escolha pode fazer toda a diferença no preparo e, principalmente, no resultado da massa do pão

Defina o tamanho do pão de acordo com a quantidade de ingredientes

Na hora de fazer o seu pão na panificadora, existe um outro fator que também deve ser levado em consideração: o tamanho da massa. É importante se certificar de que a quantidade de ingredientes selecionados corresponde ao tamanho do pão da receita. Normalmente, a panificadora oferece de dois a quatro tamanhos de pães. Nesse caso, cabe a você escolher a opção correta para garantir um bom resultado.

O passo a passo de como fazer pão na panificadora

Ainda que a panificadora por si já seja uma verdadeira mão na roda, seguir um passo a passo completo pode tornar o processo de fazer pão bem mais fácil. Pensando nisso, separamos um guia rápido e simples para você:

Passo 1

Reúna as peças necessárias: a máquina de fazer pão, a forma, os instrumentos de medida e o batedor de massa;

Passo 2

Retire a forma de dentro da sua panificadora e encaixe o batedor na forma de assar;

Passo 3

Depois disso, é hora de separar os ingredientes! Com a forma ainda fora do aparelho, utilize a colher e o copo medidor para colocá-los no recipiente;

Passo 4

Coloque a forma dentro da máquina e, em seguida, escolha o ciclo e o tamanho ideal para a receita escolhida;

Passo 5

Após ouvir o aviso sonoro, com a ajuda de uma luva ou pano de prato, retire a forma com o auxílio de sua alça e pronto!