Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer a massa de pão crescer no inverno e não ser atrapalhado pelo frio
Guia Culinário 11/08/2020

Como fazer a massa de pão crescer no inverno e não ser atrapalhado pelo frio

Quem tem o hábito de preparar receitas de pão caseiro sabe que é um verdadeiro desafio fazer a massa crescer no inverno. Isso acontece porque as baixas temperaturas influenciam em como o fermento age na massa, principalmente quando se trata do fermento natural. Mas, para evitar esse problema, saiba que existem alguns truques que podem ajudar a massa de pão crescer no frio sem ser atrapalhada pelo clima. Dá uma olhada nas nossas dicas!

Fermento biológico seco é a melhor opção para fazer a massa de pão crescer no inverno

Quando a temperatura estiver abaixo dos 23°C, a primeira dica para fazer a massa de pão crescer é investir no tipo de fermento certo. O fermento químico, por exemplo, deve ser usado em receitas rápidas (e leves) que não exigem muito tempo de fermentação – como bolos, tortas e doces em geral -, mas não é indicado para preparar massas pesadas.

Neste caso, a melhor opção para os dias frios é apostar no fermento biológico seco. Além de possuir uma ação quase “instantânea” sobre a massa de pães caseiros, ele tem um tempo de fermentação menor que o fermento biológico fresco e o fermento natural, outros dois tipos apropriados para massas pesadas.

Para proteger a massa de pão do frio, cubra-a com um pano

O velho truque de cobrir a massa de pão com um pano para diminuir a interferência do ambiente também funciona para os dias de inverno! Na verdade, quando a temperatura cair é aí mesmo que você deve preparar um “cobertor” para acelerar o seu crescimento. Basta colocar a massa (já sovada) em um recipiente e envolvê-la com um pano. Isso ajuda a evitar o ressecamento da massa (principalmente se o pano estiver levemente umedecido com água) e prevenir o contato com ventos mais frios.

Que tal colocar a massa de pão no forno para acelerar o seu crescimento?

Outra maneira de acelerar o crescimento da massa de pão no inverno é colocá-la dentro de um forno levemente aquecido. Basta ligar o aparelho na temperatura mais baixa, deixar aquecer por 5 minutos, desligar o fogo e colocar a massa. Você também pode acrescentar uma tigela com água para deixar o local um pouco mais úmido – isso evita que a temperatura do forno consiga ressecar a massa de pão. Por fim, é só esperá-la dobrar de tamanho e, depois, terminar o seu preparo.