Alimentação

Xô desperdício! Saiba quais ingredientes podem ser usados tanto em pratos doces quanto salgados

Limão pode ser usado em bebidas, molhos, peixes e doces variados
Limão pode ser usado em bebidas, molhos, peixes e doces variados

Como economizar nunca é demais, as compras devem ser pensadas nos mínimos detalhes para não rolar nenhum desperdício na cozinha. Por isso, uma boa maneira de poupar o seu bolso quando for fazer compras no mercado é apostar em ingredientes que sirvam tanto para pratos salgados quanto para pratos doces - afinal, sempre vale a pena ter algo na geladeira para preparar uma sobremesa quando sobra um tempinho. Descubra com a gente quais ingredientes curingas podem entrar na sua cestinha:

Óleo de coco tem mil e uma utilidades na cozinha e funciona em pratos doces e salgados

O óleo de coco é o produto queridinho do momento! Além de ser um dos principais ingredientes na cozinha de quem segue uma alimentação mais saudável, ele também é muito usado na hidratação do cabelo e até na rotina de cuidados com a pele. E provando ser mais versátil do que já parece, ainda tem a vantagem de poder ser usado em pratos salgados, doces e até no café (é só acrescentar 2 colheres em 1 xícara e pronto!). Mas não para por aí: ele também serve para temperar saladas e dar um gostinho a mais a sucos e algumas carnes - como peixe e frango, por exemplo.

Amendoim é usado tanto no frango xadrez quanto em bolos confeitados

O amendoim também está na lista de ingredientes que podem ser usados em receitas doces e salgadas. Além de ser um ótimo petisco, ele também pode garantir um sabor extra ao frango xadrez - uma opção prática e deliciosa para o almoço -, ser um dos principais ingredientes do pão (o pão de amendoim) e ainda ajudar a confeitar e completar a receita de bolos. Sem falar que é o ingrediente principal do brasileiríssimo pé de moleque!

Toque azedo do limão funciona em bebidas, molhos, peixes e doces variados

Não é novidade para quase ninguém a presença do limão nos mais variados tipos de receita, mas, mesmo assim, vale incluir essa fruta cítrica na lista para não te deixar esquecer dela quando for ao supermercado. Além de servir para adicionar um toque azedinho em algumas bebidas, como refrigerantes e sucos, ele também pode aparecer como complemento de peixes, em receitas de molhos para saladas ou massas, ou mesmo ser usado no preparo de doces, como bolos e mousses.

Recheios de doces e salgados estão entre as vantagens da versatilidade do milho

Outro ingrediente versátil é o milho. Você pode, por exemplo, aproveitá-lo para fazer incrementar saladas, ceviches e preparar os mais variados tipos de recheios - seja de salgados, como omelete, ou de doces, como cupcake.

Quer mais opções? Tem! Além disso tudo, o milho também pode ser usado para fazer um delicioso escondidinho (o creme de milho garante um sabor ainda mais gostoso a esse prato), bolos ou pudim.

Iogurte também é opção curinga para salgados e doces

Todo mundo logo pensa em doce quando ouve falar em iogurte. Mas você sabia que esse ingrediente também pode ser usado em receitas salgadas? Seu sabor neutro funciona muito bem como base de molhos e ainda serve para adicionar um tempero extra e menos gorduroso a carnes e saladas.

Matérias: Alimentação

Ver mais