Limpeza

Você sabia que é possível limpar a casa praticamente sem gastar água? Descubra como!

Usar limpadores específicos e borrifadores é uma ótima forma de economizar
Usar limpadores específicos e borrifadores é uma ótima forma de economizar

Na hora de fazer faxina nos cômodos da casa, a gente costuma abusar da água - sem se preocupar, muitas vezes, com possíveis desperdícios que toda a limpeza gera, né? Só que você não precisa usar muita toda vez que for limpar a casa! A gente vai te provar que existem maneiras simples, eficientes e mais econômicas de fazer uma faxina sem gastar muita água. Dá uma conferida!

O borrifador ajuda na hora de economizar

Quando se trata de economizar água, o borrifador é um dos maiores aliados: ele garante que você use apenas o essencial, borrifando paredes, pisos e outras superfícies - apenas para umedecer e facilitar na limpeza. Além de colocar pouca água dentro do recipiente, você também pode adicionar uma pequena quantidade de vinagre, detergente ou desinfetante, que ajudam a higienizar e eliminar as bactérias dos azulejos e da bancada de cozinha. Basta usar um pano ou uma esponja para esfregar a solução com mais facilidade e garantir capricho no resultado.

Limpadores próprios podem ser usados sem água

Em vez de usar água e sabão para lavar o banheiro, por exemplo, você pode usar limpadores próprios para cada área. Existem limpadores multiuso (sem cloro) que servem para limpar a pia e a parte cerâmica do vaso sanitário. Para garantir higiene, você também pode despejar produtos abrasivos (cloro ou água sanitária) dentro da água do vaso. Assim, você vai deixar o meio bem mais limpo e livre de bactérias e outros microrganismos. Geralmente, as pessoas têm a mania de jogar muita água e sabão (nos pisos, sanitários, bancadas etc.) para ter aquela sensação de limpeza. Só que os limpadores modernos realizam esse trabalho de forma muito mais eficiente e econômica, fora que não precisam de enxágue depois do uso. Vale à pena experimentar!

Misturas mágicas com vinagre e bicarbonato de sódio

Para limpar os pisos da casa, existe uma alternativa simples e mais barata, que é fazer misturas com uma dupla muito valorizada por quem realmente entende de limpeza: o vinagre e o bicarbonato de sódio. Em uma bacia, despeje um pouco de água e, depois, acrescente esses dois produtos. O principal segredo para economizar é nunca despejar a solução sobre o piso - você só precisa mergulhar um pano de chão na bacia, torcer e depois passar por todo o cômodo com a ajuda de um rodo. Para limpar as pastilhas da cozinha, a lógica é a mesma: prepare um copo pequeno com água e vinagre, umedeça uma flanela e vá esfregando bem os revestimentos e rejuntes. Você vai ver que a limpeza fica impecável, sem precisar gastar muita água.

Reaproveite a água da máquina de lavar

A lógica do reaproveitamento serve para muitas coisas na vida - e quando se trata de faxina, essa ideia também se encaixa superbem. Uma das principais dicas para quem quer economizar é, justamente, reutilizar a água da máquina de lavar. Ela pode ser usada para lavar o piso do quintal ou da cozinha - basta colocar toda a água em um balde e, quando necessário, é só despejar no piso e esfregar com a ajuda de uma vassoura. Adotando essas dicas de limpeza, você vai ver que a economia de água será enorme!

Matérias: Limpeza

Ver mais