Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você sabe priorizar suas tarefas da casa? Veja como aumentar a produtividade em 5 passos simples
Meu Lar 28/09/2018

Você sabe priorizar suas tarefas da casa? Veja como aumentar a produtividade em 5 passos simples

Se você é uma pessoa organizada já sabe que é importante preparar um checklist para não se perder no meio de tanta coisa para fazer. Ainda assim, sabia é possível ser ainda mais produtivo com as tarefas de casa? Se não faz ideia de por onde começar pode ficar tranquilo, porque nós selecionamos 5 truques que farão você ganhar tempo na hora de deixar tudo limpinho e organizado.

1. Saiba qual cômodo é mais importante limpar

Antes de mais nada é preciso estabelecer prioridades, e não apenas saber o que fazer. Por isso, decida qual o cômodo deve ser limpo primeiro. Se você quer um conselho, comece pela cozinha ou pelo banheiro. Esses dois lugares são os que mais sofrem com germes, então se qualquer coisa acontecer e você tiver que parar a faxina ao menos os dois já estão limpinhos.

Se quiser, também pode limpar um cômodo diferente a cada dia, para não ter que tirar muito tempo para deixar tudo um brinco. No final o mais importante é você simplesmente saber o que deve ganhar mais ou menos a sua atenção. Com essa objetividade o trabalho vai ser mais rápido, acredite.

2. Jogue água quente na louça para a gordura sair mais rápido

Perder uma hora lavando a louça? Nada disso! Para não ficar um tempão nessa tarefa o truque é ir limpando tudo conforme vai sujando. Bebeu alguma coisa? Lave o copo. Esquentou um pratinho de comida? Pegue a esponja e deixe o prato e os talheres limpos de novo.

Ok, mas e se você fez comida, a família toda sujou a louça e você é o responsável pela limpeza e organização da cozinha? Aí a dica é jogar água quente nos pratos e panelas. Ela faz com que a gordura desgrude e o processo de lavagem seja bem mais rápido. Não funcionou? Então tente colocar um pouco de bicarbonato de sódio e suco de 1 limão nas áreas com mais sujeira e deixe alguns minutos para a mistura fazer feito. Depois é só limpar tudo sem esforço.

3. Ponha a roupa para lavar enquanto varre a casa

Quer poupar tempo? Então que tal aproveitar que a roupa está lavando para varrer a casa? Com essa dobradinha você deixa o cômodo livre de sujeira e de fios de cabelo e depois já emenda no processo de estender a roupa no varal. Isso acaba evitando aquele velho hábito de deixar para tirar a roupa da máquina depois porque está com preguiça. Aproveite que já está com a mão na massa e termine tudo de uma vez.

4. Aproveite o tempo do timer para fazer outras tarefas

Assim como é possível aproveitar o período em que a roupa está na máquina para fazer a faxina o mesmo vale para outros aparelhos que usam o timer. Está fazendo alguma coisa no forno? Aproveite para lavar a louça do preparo da comida enquanto ela não fica pronta. O mesmo vale para Airfryers ou qualquer outro tipo de eletrodoméstico que avise quando o tempo estipulado acabou. Assim, você otimiza muito tempo e ganha o que gastaria depois.

5. Se puder ser feito em menos de 5 minutos, faça agora

Por fim, a dica de ouro para aumentar a produtividade é simplesmente não deixar para depois o que você pode fazer exatamente agora. Olhe bem para a tarefa que precisa resolver e se questione: “Consigo fazer isso em menos de 5 minutos?”. Se a resposta for “sim” por que está deixando ela acumular com várias outras coisas? Aí na hora que você for parar para organizar de fato vai ter muito menos trabalho. Com tanta produtividade você vai ter mais tempo livre para curtir momentos de lazer.

Veja mais