Limpeza

Você sabe limpar pincel e esponja de maquiagem? Veja truques para conservá-los por mais tempo

Usar água corrente é a melhor forma de limpar os seus pincéis de maquiagem
Usar água corrente é a melhor forma de limpar os seus pincéis de maquiagem

As esponjas e pincéis de maquiagem são produtos que marcam presença na nécessaire de quem gosta de investir em uma boa make. Esses acessórios proporcionam mais precisão nos looks e resultados próximos ao de um profissional. Porém, é preciso prestar atenção na limpeza e higienização para prolongar a sua vida útil.

Com os cuidados certos, os seus pincéis podem durar cerca de três anos e as esponjas até dois meses. Além disso, você ainda evita inflamações na pele, como as acnes e cravos, que podem ser causadas pelo uso contínuo de acessórios de maquiagem sujos ou contaminados. Quer saber como higienizar as esponjas e as cerdas dos seus pincéis? Confira!

De quanto em quanto tempo eu limpo pincéis e esponjas de maquiagem?

Mesmo sabendo as técnicas corretas para limpeza dos pincéis e esponjas de maquiagem, muitas pessoas acabam errando na frequência de lavagem. Essa questão também é muito importante para que os itens durem mais tempo e não acabem contaminando a sua pele. O ideal é realizar a higienização a cada 15 dias ou quando a performance dos acessórios estiver comprometida pelo excesso de produtos. No caso dos pincéis, não esqueça de esperar eles secarem completamente antes de voltar a usá-los. Já as esponjas podem ser utilizadas ainda úmidas e, por isso, não é preciso esperar o item secar.

A lavagem dos pincéis é muito simples e rápida

Não precisa ter preguiça na hora de higienizar os seus pincéis e esponjinhas de maquiagem! Esse processo é mais rápido do que você imagina e requer apenas um produto: o sabão neutro. O mais indicado é apostar nos sabonetes líquidos ou até mesmo nos shampoos neutros para bebê. Assim, você não terá que fazer atrito das cerdas com o sabão em barra e seus pincéis ficarão conservados por mais tempo. O mesmo vale para as esponjas, pois o modelo sólido do sabão pode acabar deixando resíduos difíceis de remover do acessório.

Para fazer a limpeza basta molhar os pincéis em água corrente, com as cerdas viradas para baixo. É essencial ter cuidado para não deixar que a água entre no cabo: esse erro pode custar a vida útil do seu utensílio! Isso porque o contato da umidade com a madeira, ou com o plástico, irá soltar as cerdas do cabo aos poucos. Então, depois de umedecer o pincel, aplique uma pequena quantidade de sabão e esfregue em movimentos circulares até que ele fique limpo. Lave para remover qualquer resíduo de espuma e repita o processo se necessário.

Nada de torcer a esponja no momento da lavagem

A higienização da esponja é ainda mais fácil do que a dos pincéis. Para reproduzir corretamente o processo, umedeça bem sua esponja e aplique o sabão neutro. Em seguida, é só amassá-la em água corrente, com as mãos mesmo, e a sujeira de maquiagem vai sair sozinha. Refaça o procedimento até que a água saia limpa e sem resíduos de sabão.

Existem ainda duas dicas que fazem total diferença na conservação das esponjas: evite utilizar escovas ou itens abrasivos para esfregá-la na lavagem e nunca torça a esponja para tirar o excesso de água. Esses hábitos podem rachar ou retirar pedaços do acessório. Ao seguir todas essas dicas, seus pincéis e esponjas irão durar por muito mais tempo.

Matérias: Limpeza

Ver mais