Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 25/09/2020

Você sabe como funciona uma geladeira? Os cuidados para aumentar seu tempo de vida

Você já parou para pensar em como funciona uma geladeira? Esse eletrodoméstico tem uma proposta de funcionamento bem simples: conservar, através da refrigeração, diferentes produtos e alimentos. Por trás desse princípio básico, no entanto, existe um mecanismo um pouco mais complexo. Para que você aprenda mais sobre esse eletrodoméstico tão importante, nós preparamos uma matéria com informações gerais e dicas de cuidados para prolongar a vida útil da geladeira. Vale a pena conferir!

Afinal, como funciona uma geladeira?

O grande diferencial da geladeira – que garante seu potencial de refrigeração – é a presença de um fluido refrigerante, responsável por diminuir a temperatura do meio. Com a ajuda de um compressor, esse fluido é impulsionado a transitar por tubos e, quando comprimido, se vaporiza e se expande (ganha a forma de um gás em baixa temperatura). A estimativa é que a temperatura média de uma geladeira doméstica fique entre 5 e 10°C e a parte do freezer pode atingir até cerca de – 17°C. Interessante, né?

A geladeira frost free, para quem não conhece, é um modelo de refrigerador mais moderno que possui um mecanismo automático de degelo – ou seja, impede a formação e o acúmulo de gelo nas paredes do eletrodoméstico. Essa tecnologia facilita bastante a limpeza e também garante uma melhor performance do refrigerador.

Dicas de como aumentar a vida útil do refrigerador

Faça uma limpeza de geladeira a cada 15 dias

Uma das principais dicas para garantir que a geladeira tenha uma longa vida útil é criar uma rotina de limpeza. Geralmente, esse tipo de eletrodoméstico dura entre 10 e 15 anos – mas, quando bem conservado, o refrigerador pode durar ainda mais.

Para limpar a geladeira – as prateleiras, gavetas e diferentes compartimentos -, a nossa dica é usar uma esponja com detergente neutro e até mesmo um pouco de vinagre branco para desinfetar e tirar o cheiro forte do meio. Fazendo uma lavagem mais caprichada a cada 15 dias (com o eletrodoméstico fora da tomada), fica mais fácil prolongar a vida útil da geladeira.

Degele o refrigerador com certa frequência

Caso você não tenha uma geladeira frost free, também será necessário criar uma rotina de degelo do eletrodoméstico. Para isso, você deve começar desligando o refrigerador da tomada e retirando todas as comidas (legumes, frutas, leites, ovos, iogurtes etc.) e conservando-as em um local externo. Espere o gelo derreter e, para agilizar o processo, uma boa dica é jogar um pouco de água e usar uma espátula para ir removendo a camada congelada com mais facilidade.

Evite colocar comida muito quente na geladeira

Você já deve ter ouvido falar que colocar comida quente na geladeira faz mal para o funcionamento do eletrodoméstico – e essa afirmação realmente tem um quê de verdade! Isso porque, quando você coloca um alimento muito quente no refrigerador, a quantidade de ar frio presente no meio é reduzida, demandando mais energia da geladeira. Por isso, para conservá-la melhor, a nossa sugestão é tentar colocar apenas comidas mornas ou frias. Essa dica faz muita diferença!

Mantenha o eletrodoméstico a certa distância da parede

Para evitar o superaquecimento do compressor da geladeira, é muito importante que ela fique a uma distância de pelo menos 15 cm da parede. Assim, a parte de trás do eletrodoméstico fica exposta à ventilação, evitando possíveis problemas de aquecimento. Além disso, outra dica importante é tirar a poeira do condensador (serpentina externa que fica atrás do refrigerador) e também limpar toda essa área com um pano seco (ou aspirador de pó) pelo menos uma vez por mês. Com esses cuidados, fica mais fácil garantir o bom funcionamento da geladeira!