Lavanderia

Você sabe como desinfetar colchão com sarna? Aprenda a frear o contágio do ácaro

Para desinfetar colchão com sarna, você deve passar aspirador de pó e, depois, usar uma solução de água com vinagre, esfregando por toda a extensão
Para desinfetar colchão com sarna, você deve passar aspirador de pó e, depois, usar uma solução de água com vinagre, esfregando por toda a extensão

Depois de ter sarna ou qualquer outra doença contagiosa, é muito importante fazer uma faxina caprichada na casa - principalmente no colchão, sofá, travesseiros e lençóis (que podem reter o ácaro contagioso). Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como desinfetar colchão com sarna de forma simples - usando todos os produtos de limpeza necessários e seguindo truques importantes. Confira!

Troque os lençóis ao começar o tratamento para sarna

Assim que você começar o tratamento para sarna, já é necessário tomar alguns cuidados. O primeiro passo é tirar todos os lençóis da cama (inclusive as capas de travesseiro) e lavá-los normalmente - na máquina de lavar com sabão em pó. Em seguida, coloque um conjunto de cama novo, que deverá ser lavado ao fim do processo de tratamento. Não tem erro!

Lave o colchão após se curar da sarna

Para eliminar a escabiose (ou sarna) do colchão, é importante seguir alguns truques de limpeza que ajudam a remover 100% os ácaros transmissores da doença. Aqui, nós separamos as etapas necessárias para a desinfecção:

1. Passe aspirador de pó no colchão

Para começar, você deve tirar novamente os lençóis da cama e colocá-los para lavar. Depois, dedique-se à limpeza de todo o colchão. Use um aspirador de pó para sugar todos os ácaros e possíveis sujeiras contidas no tecido - lembre-se de limpar as laterais e o lado oposto do colchão.

2. Use uma solução de vinagre branco com água

Depois de passar o aspirador de pó, que é importante para a remoção dos ácaros, chegou a hora de usar uma mistura desinfetante para matar possíveis microrganismos restantes. Faça uma solução com a mesma quantidade de água e vinagre, transfira para um borrifador e espirre por todo o colchão. Use uma escova para esfregar, espere no mínimo 20 minutos e depois parta para a próxima etapa.

Obs.: Em vez de usar a solução com vinagre, você também pode espalhar bicarbonato de sódio pelo colchão, espalhar com uma escova, deixar atuando por 20 minutos e depois usar o aspirador de pó novamente para retirar o produto. Essa é uma ótima forma de desinfetar e ao mesmo tempo tirar possíveis cheiros fortes do colchão.

3. Lave com um pouco de água e sabão

Para deixar o colchão bem limpo e cheiroso, a nossa sugestão é preparar uma mistura de água fria com um pouco de sabão em pó. Aplique a solução com uma escova e esfregue o colchão em movimentos circulares. Depois, você pode passar um pano umedecido e levar o colchão para secar;

4. Deixe o colchão no sol por algumas horas

Após lavar bem o colchão, é muito importante deixá-lo secar no sol por algumas horas. É fundamental que você o instale na cama novamente apenas quando o tecido estiver 100% seco, ok? Além disso, você também pode colocar o colchão no sol - para eliminar ácaros e evitar manchas de mofo - sempre que possível.

Matérias: Lavanderia

Ver mais