Economia do lar

Você reaproveita cascas e talos? Veja dicas para evitar o desperdício

Use vegetais com talos para preparar sucos, vitaminas e diferentes receitas
Use vegetais com talos para preparar sucos, vitaminas e diferentes receitas

Se você quer ter um estilo de vida mais sustentável e uma alimentação mais nutritiva é importante aprender a usar os alimentos em sua totalidade - isto é, aproveitando a polpa, a casca e até o talo! Existem diversas formas de utilizar as frutas, legumes e verduras nas receitas sem descartar uma parte sequer, sabia? Para te ajudar nesse assunto, nós separamos dicas de como reaproveitar cascas e talos no dia a dia. Assim, você evita o desperdício e monta uma dieta muito mais completa e nutritiva. Confira!

Cascas de frutas podem ser usadas no preparo de sucos, doces e farinhas caseiras

Sabe aquela casca de fruta (banana ou maracujá, por exemplo) que você costuma descartar depois de fazer um suco ou vitamina? Ela é muito benéfica para a saúde e pode ser usada de diferentes formas na cozinha - para preparar doces (geleias e mousses) e até farinhas caseiras.

A casca da banana, por exemplo, é ótima para fazer uma farinha nutritiva e, a partir dela, diferentes pães e bolos. Para isso, você precisa deixar a casca no forno durante alguns minutos (para que ela fique mais torradinha) e, depois, batê-la no liquidificador para usar da forma que preferir.

O mesmo serve para a casca do maracujá, que pode passar pelo mesmo processo de preparo da farinha. A geleia também é uma boa opção - basta usar a polpa, um pouco de açúcar, água e, claro, a casca para incrementar. Fica uma delícia!

Obs.: Cascas de abacaxi, melancia, limão, laranja e pêssego podem ser usadas da mesma forma e também rendem ótimas receitas. Vale lembrar que muita gente já come maçã e pera sem tirar a casca, o que realmente garante uma alimentação mais nutritiva e evita o desperdício.

Prepare os legumes sem tirar a casca 

Quando se trata de receitas com cenoura, batata, abobrinha, berinjela, abóbora e outros legumes, muitas pessoas costumam descartar as cascas dos alimentos. No entanto, esse é um dos maiores erros que tem, pois as cascas são muito nutritivas e dão um sabor a mais aos pratos.

A nossa sugestão é preparar ensopados, refogados e outras receitas usando os legumes em sua totalidade (sem descartar nada!). Mas, caso você prefira tirar a casca, lembre-se de usá-la depois para fazer farinhas caseiras. Não se esqueça que as sementes também são úteis, ok? As de abóbora, por exemplo, podem ser preparadas no forno com temperos e servidas como tira gosto.

Use os talos das verduras para fazer risotos, caldos, molhos e omeletes

Quem disse que os talos das verduras não podem ser reaproveitados na cozinha? Você pode (e deve) usar os talos do agrião, rúcula, brócolis, couve-flor, espinafre, salsinha, cebolinha, e de outras folhas para preparar caldos, molhos e até mesmo risotos. Basta cortá-los em pedaços bem pequenos e, então, acrescentá-los à receita. A omelete com queijo, tomate e temperos (incluindo os talos), por exemplo, fica uma delícia! A nossa dica é tentar usufruir ao máximo de todos esses alimentos, ok?

Matérias: Economia do lar

Ver mais