Alimentação

Você conhece as fatias húngaras? A receita dessa espécie de rosca doce

Populares na Europa e no mundo inteiro, as fatias húngaras são uma espécie de rosca doce feitas à base de farinha, manteiga, ovos, açúcar e leite
Populares na Europa e no mundo inteiro, as fatias húngaras são uma espécie de rosca doce feitas à base de farinha, manteiga, ovos, açúcar e leite

Macias por fora e recheadas de coco por dentro, as fatias húngaras são uma espécie de rosca doce feitas à base de farinha, ovo, açúcar, manteiga e leite. Além de serem um sucesso na Europa e possivelmente terem sido criadas na Hungria, esse doce está cada vez mais conhecido no mundo inteiro. Para que você possa prepará-lo em casa, nós separamos a receita perfeita! Dá uma olhada na matéria:

Como fazer fatias húngaras macias

Você vai precisar de: 2 xícaras e ½ de farinha de trigo, ½ envelope de fermento biológico seco instantâneo, 2 colheres (sopa) de açúcar, uma pitada de sal, 1 ovo, 1 colher e ½ (sopa) de manteiga, ½ xícara de leite morno (para a massa) + 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente, ½ xícara de açúcar e 50 g de coco ralado (para o recheio) + ½ xícara de leite morno e ¼ de xícara de açúcar (para a calda).

Para não errar no ponto da massa das fatias húngaras, primeiro você deve misturar os ingredientes secos em uma tigela. Coloque a farinha, o fermento, o açúcar e o sal. Depois, abra uma pequena abertura no centro da massa e adicione o ovo, a manteiga e o leite morno.

Comece a incorporar os ingredientes com uma colher. Depois, polvilhe a bancada da cozinha com farinha de trigo e misture a massa com as mãos durante 5 minutos (sovando e esticando, até que fique bem homogêneo).

Depois, transfira a massa novamente para a tigela, cubra com um pano seco e deixe-a crescer por pelo menos 40 minutos. Quando ela dobrar de tamanho, pegue um rolo, posicione no centro da massa (pressionando levemente) e movimente para cima e para baixo, como se fosse abrir uma massa de pizza.

Faça isso até que ela fique com um tamanho retangular e uma espessura de mais ou menos 3 mm. Depois, prepare o recheio misturando a manteiga com o açúcar até formar uma pastinha, espalhe sobre a massa com a ajuda de uma colher e polvilhe o coco ralado por cima. Para finalizar, enrole as pontas para dentro (como se estivesse preparando um rocambole) e corte a massa em roscas de mais ou menos 2 dedos de espessura.

Antes de levar ao forno, acomode as fatias húngaras em uma forma untada com manteiga e deixe descansar por mais 40 minutos para que elas dobrem de tamanho. Em seguida, leve ao forno preaquecido (200ºC) por 25 minutos.

Para fazer a calda, misture o leite com o açúcar até dissolver bem, tire as fatias húngaras do forno e regue cada uma delas para deixar a massa macia. Quando terminar, volte para o forno por mais 3 minutos e ela estará pronta!

Obs.: Essa é uma ótima receita para o inverno ou para acompanhar o cafezinho da tarde. Então aproveite para fazer uma bebida quentinha e sirva com o doce para se aquecer nos dias mais frios!

Matérias: Alimentação

Ver mais