Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vaso sanitário amarelado? Saiba como clarear
Meu Lar 27/09/2018

Vaso sanitário amarelado? Saiba como clarear

Por mais que você seja rápido na hora da faxina provavelmente gasta mais tempo na limpeza do banheiro. E muitas vezes isso se deve ao vaso sanitário, que fica amarelado com uma velocidade impressionante! Pois é, bons eram os tempos que alguém fazia isso no seu lugar, não é mesmo? Mas se você vem tentando há um tempo manter tudo bem branquinho e não consegue por nada tirar o amarelado que parece incrustado na cerâmica, é só seguir as nossas dicas e nunca mais sofrer com a sujeira.

De quanto em quanto tempo é preciso limpar o vaso sanitário?

Antes de aprender a limpar o vaso com eficiência é importante saber a periodicidade dessa tarefa. Bem, depende muito, mas a regra geral costuma ser duas vezes por semana. Se você mora com muita gente é melhor que esse número seja maior, e se vive com algum idoso ou alguma criança pequena o ideal é limpar diariamente. Se tiver uma pessoa doente em casa talvez seja preciso realizar a tarefa mais que uma vez ao dia, inclusive. De qualquer maneira, se nenhum desses casos tem a ver com a sua realidade pode lavar uma vez a cada 3 ou 4 dias sem problema algum.

Alvejante com cloro é a opção mais eficiente para limpar vaso sanitário

Como você já deve imaginar, o vaso é cheio de bactérias. Afinal, ele é justamente o destino dos nossos dejetos, o que o torna um lugar bem sujo, quer você queira ou não. Por isso, o objetivo principal é desinfetar, isto é, deixar ele livre de germes. E nada melhor do que um desinfetante, certo? Por isso, o cloro é o favorito, mas se ele vier com alvejante melhor ainda! Sua maior diferença em relação à água sanitária, que também é indicada para a limpeza do vaso, é que ele conta com um odor agradável. Isso significa que depois de deixar tudo branquinho o banheiro ainda pode ficar com um aroma floral.

Limpador sanitário possui bico dosador

Sabe aquela parte do vaso por onde a água sai? Pois é, ela muitas vezes é mais difícil de limpar pela dificuldade de colocar o produto de limpeza lá. Se esse é o seu caso a dica é apostar no limpador sanitário, que vem com um bico dosador, que ajuda a jogar o desinfetante nesse pequeno espaço bem no início do vaso. É bom apenas destacar que o produto também possui cloro, o que significa que ele mancha, ok?

O que usar na limpeza do vaso

Tudo bem, agora que escolhemos o produto basta jogar ele lá e acabou? Nada disso! Primeiro, você precisa separar outros materiais que também serão usados na limpeza. Além do alvejante com cloro separe também luvas de proteção, escova de banheiro, pedra-pomes e escova de dentes. Lembrando apenas que tudo deve ser usado exclusivamente no vaso, para não espalhar as suas bactérias para outro lugar, ok?

Como tirar o amarelo do vaso

Após limpar a parte externa do vaso é hora de se ver livre das manchas! Em primeiro lugar, esqueça a fita abrasiva (a parte áspera) das esponjas. Aqui apenas a escova de banheiro e a de dentes serão usadas para esfregar. Primeiro, coloque as luvas. Em seguida, espalhe bem o alvejante com cloro pelo vaso para acabar com qualquer resquício de mancha. Depois, esfregue bem com a escova de banheiro tanto na parte mais profunda, onde há água, quanto na mais alta – mas tudo ainda na parte interna do vaso. Se não conseguir atingir aquele espacinho por onde a água sai pode usar a escova de dentes para te ajudar a esfregar. Quando tiver acabado é só dar descarga e pronto! Adeus amarelado e olá vaso branquinho!

Como se livrar das manchas persistentes

Mas digamos que você seguiu o nosso passo a passo e continua sofrendo com manchas no vaso como um todo. Bem, você vai ter um pouquinho mais de trabalho, mas nada impossível. Uma boa dica é esfregar a área com pedra-pomes, porque depois de um tempo o amarelado some de vez. Já se não estiver com tanta paciência pode espalhar bicarbonato de sódio na área afetada e, depois, acrescentar vinagre. Deixe a efervescência fazer efeito e volte apenas depois de alguns minutos para dar descarga e retirar tudo. Se ainda não estiver bom é só repetir o processo.

Veja mais