Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vai receber visita? Se liga nessas dicas básicas de como deixar a casa arrumada para os hóspedes
Meu Lar 26/09/2018

Vai receber visita? Se liga nessas dicas básicas de como deixar a casa arrumada para os hóspedes

Receber amigos e familiares queridos em casa é sempre bom. Mas, se tem um detalhe que dá trabalho – e até faz bater um desânimo com essa tarefa – é ter que arrumar a casa e preparar o ambiente para que tudo fique o mais agradável possível para as visitas. Da limpeza à preparação de um cantinho confortável para quem talvez precise dormir, a lista é tão grande que dá um cansaço imenso só de pensar. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para preparar o seu “lar doce lar” para os amigos sem estresses.

Varrer os cômodos e tirar a poeira dos móveis já garante um ambiente limpo

Exibir a casa limpa é a maior preocupação de quem vai receber visitas, né? Mas, se você for pego de surpresa e não tiver tempo de fazer uma limpeza completa e caprichada, não precisa se desesperar: dá para tirar o grosso da poeira algumas horinhas antes dos hóspedes chegarem.

O primeiro passo é abrir portas e janelas para deixar o ar circular. Depois, é só dar uma varrida em todos os cômodos principais da casa – especialmente a sala, onde as visitas mais costumam ficar – e tirar o pó dos móveis com uma flanela úmida.

No banheiro, tenha o cuidado de colocar um pouco de desinfetante para que não fique nenhum cheiro desagradável, e não se esqueça de dar aquela conferida para ver se o vaso não está amarelado – afinal, não tem nada pior que lembrar que se esqueceu de limpar o local logo depois que alguém pediu para usar o cômodo. Aproveite para repor o papel higiênico e colocar uma toalhinha de mãos limpa.

Se tiver tempo, é bom lavar a louça acumulada na cozinha para evitar o mau cheiro e o aspecto bagunçado na pia. Mas, se estiver correndo contra o relógio, deixe esse detalhe para depois – só não se esqueça de esvaziar o lixo.

Vasos de flores e almofadas ajudam a criar uma sala mais alegre e confortável

Além da limpeza, também é importante deixar a casa bonita e agradável para as visitas. Por isso, vale adicionar alguns itens básicos para dar uma turbinada na decoração do seu lar! Livros, por exemplo, são sempre uma boa pedida para a estante da sala. Então, se não tem o costume de deixá-los à mostra, pegue alguns dos seus exemplares mais bonitos e coloque todos enfileirados ou em pilhas em algum cantinho do móvel ou na mesinha de centro.

Para criar um clima mais alegre, outra dica é decorar o ambiente com alguns vasos coloridos com flores artificiais dentro. Se seguir a linha mais sustentável e tiver tempo, no lugar dos prontos, pode até economizar e aproveitar garrafas PET para fazer esse suporte. Já no sofá, não esqueça de colocar várias almofadas fofinhas para que a sala fique mais aconchegante.

Lembre-se dos presentes que você já ganhou de quem vai te visitar

Que atire a primeira pedra quem nunca acabou deixando um presente guardado no fundo do armário – seja por não ter gostado tanto assim da escolha ou apenas por esquecimento. Mas, se ele foi dado por alguém que está indo te visitar, talvez seja a hora de colocá-lo à vista para não ficar aquele climão quando a pessoa perceber que o enfeite que comprou com cuidado para a sua sala não está ali.

Sabe os copos, xícaras e talheres novinhos guardados no armário da cozinha? Aproveite para usá-los!

Em geral, mesmo quem não mora sozinho costuma ter utensílios novinhos de cozinha guardados em casa. Então, que tal aproveitar a ocasião para estrear todos eles? Afinal, fica muito mais apresentável usar peças novas com as visitas do que aquelas que já estão batidas do dia a dia. Tire um tempinho para remover a poeira acumulada com uma lavada rápida e, depois, é só colocar à mesa!

Esconda o que não der tempo de arrumar ou limpar

Se você tiver poucas horas para arrumar tudo, é bem provável que não consiga organizar todos os detalhes para mostrar para suas visitas que tem uma casa com tudo sob controle. Mas, ainda que não dê para organizar as coisas de fato, dá para fingir que não tem nada fora do lugar recorrendo a um truque simples: o de esconder tudo o que está bagunçado!

As roupas que estão lotando o cesto, por exemplo, podem ser jogadas dentro da máquina de lavar para que seus hóspedes não vejam suas peças sujas e empilhadas. E o mesmo vale para tudo o que fica espalhado de modo aleatório pela casa: junte e coloque dentro de um baú ou guarda-roupa. Só cuidado com o risco de acabar caindo tudo no chão quando for abrir um desses móveis. Já em relação a alguma mancha insistente no piso ou parede, é só esconder com a ajudinha de um tapete ou quadro – o que, de quebra, ainda vai funcionar como um extra na decoração da casa!

A visita vai ficar para dormir? Prepare um local bem confortável

Se você tiver um quarto sobrando na sua casa, ótimo! Nem precisa se preocupar muito com a acomodação do hóspede que vai ficar para dormir: é só colocar roupas de cama limpas e cheirosas e tirar a poeira do ambiente para deixar tudo preparado para a visita. Mas, se tiver que arrumar um cantinho no seu próprio quarto ou na sala, é bom tomar alguns cuidados para que a noite de sono não acabe sendo desconfortável.

Para deixar o colchonete mais agradável, por exemplo, a dica é dar uma reforçada na sua camada fina com a ajuda de um edredom bem fofinho e colocar um travesseiro macio e confortável. Também não se esqueça de deixar uma colcha ou edredom extra por ali para que a visita não passe frio durante a noite.