Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 13/01/2021

Vai passear com cachorro? Saiba os cuidados e o que levar

A hora de passear com o cachorro é perfeita para relaxar e tirar um tempo para curtir o ar livre. Mas, antes de sair de casa, não esqueça de pegar uma série de itens (como saco para catar coco) que serão indispensáveis no caminho, ok? Caso a ideia seja dar um passeio mais longo e demorado, inclusive, será necessário fazer uma lista mais extensa de itens para o pet. Para que você não esqueça nada importante e tenha um passeio bem agradável, nós preparamos uma matéria com dicas de cuidados e uma lista do que levar para a segurança e conforto do cachorro. Confira!

O que levar no passeio de cachorro?

Planejar o passeio com o pet é uma das principais dicas para garantir que tudo corra bem no trajeto. Por isso, separe alguns minutos antes de sair de casa para pegar tudo que for necessário e leve em uma bolsinha separada. Confira os itens mais importantes:

1. Saco para catar coco

É importante que você nunca saia de casa sem levar sacos plásticos ou um acessório cata-caca. Afinal, é bem provável que o pet realize suas necessidades fisiológicas na rua e é imprescindível que você recolha em seguida e mantenha a rua limpa.

2. Garrafa de água ou bebedouro portátil

Assim como os humanos, os cachorros também precisam se hidratar com frequência e, principalmente durante o passeio, eles tendem a ficar mais agitados e com sede. Por isso, é necessário que você leve uma garrafinha com água ou então um bebedouro portátil para que ele possa sempre beber água.

3. Brinquedinhos

Se você for para alguma praça ou parque que permita cães, não deixe de garantir a diversão do seu pet, ok? Leve brinquedinhos (como bolinhas, argolas e discos) que não tem erro! Lembre-se que você também pode fazer brinquedos para pet recicláveis em casa usando itens como garrafa pet ou rolo de papel higiênico.

4. Biscoito ou ração para passeios mais longos

Se a ideia for passar o dia fora para curtir ao máximo com o seu cãozinho, não se esqueça de levar algum mimo (como biscoitos caninos) ou até mesmo um pouco de ração para garantir que o pet não fique muito tempo sem comer. Mas atenção: caso o cachorro esteja muito agitado, brincando e correndo de um lado para o outro, deixe para dar ração apenas quando chegar em casa e recorra apenas aos biscoitinhos.

5. Focinheira, dependendo do caso

Caso o cão tenha um temperamento mais difícil, também é necessário levar focinheira para evitar algum tipo de acidente. Nesse caso, a nossa dica é dar preferência àquelas que permitem salivação e sejam menos apertadas.

Quais cuidados são necessários durante o passeio com cães?

Além de levar todos os itens necessários para o conforto e diversão do cachorro, também é importante tomar alguns cuidados para que o passeio seja proveitoso – como usar o tipo de coleira correta e escolher o melhor horário para sair de casa.

1. Não passeie em horários muito quentes

Passear em horários muito abafados e com sol intenso pode ser prejudicial para o cachorro. Além de desgastar mais, o piso quente pode acabar queimando as patinhas do pet e tornar o passeio pouco seguro. Por isso, a nossa sugestão é dar preferência para passeios que sejam bem de manhã ou no final da tarde.

2. Faça pausas sempre em locais com sombra

Durante o passeio, é importante que você faça algumas pausas – seja para hidratar o seu cãozinho ou apenas relaxar um pouco. Nesse caso, apenas lembre-se de parar em locais com sombra e de preferência bem arejados para o conforto do pet.

3. Aposte na coleira peitoral para cães mais agitados ou reativos

Caso o seu cão seja muito agitado ou reativo, é importante que você tenha meios para controlá-lo dependendo da situação. Para isso, a coleira peitoral pode ser uma grande aliada, pois permite puxar melhor o pet ou até mesmo pegá-lo no colo com mais facilidade, se necessário.

Veja mais