Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vai fazer faxina e sua casa não tem muitos ralos? Veja truques que vão evitar o desperdício de água
Meu Lar 12/11/2019

Vai fazer faxina e sua casa não tem muitos ralos? Veja truques que vão evitar o desperdício de água

Você já lidou com o problema da ausência de ralos nos cômodos? Quando a gente quer fazer uma lavagem mais caprichada (principalmente nos banheiros), isso pode se tornar uma dor de cabeça. Mas se engana quem pensa que esse problema não tem solução! Para te ajudar a limpar a casa sem precisar dos ralos, nós separamos dicas que ajudam muito na faxina e evitam o desperdício de água. Confira!

Faça uma limpeza a seco

Muita gente não sabe, mas é possível sim fazer uma lavagem caprichada nos cômodos sem usar água. Existem limpadores próprios para cada tipo de material e área da casa. Você pode usar um produto específico para a limpeza do box de banheiro, por exemplo, outro para a pia, bancada e por aí vai. Outra dica é recorrer aos limpadores multiuso, que podem auxiliar bastante na limpeza de superfícies metálicas (de aço inox), de porcelana, vidro e até mesmo de itens emborrachados. Lembre-se de usar flanelas, esponjas, escovas e outros acessórios que possam ajudar na faxina.

Ao recorrer a produtos específicos, você não precisa fazer a lavagem clássica água + sabão – que, além de dar mais trabalho, acaba sendo mais econômica (pois evita o desperdício de água) e facilita muito no caso de cômodos que não dispõem de ralo. Bem simples, né?

Recorra ao mop de espuma para secar bem o piso

Para fazer uma limpeza caprichada nos pisos – principalmente nos de banheiro e de cozinha, que demandam certo cuidado no dia a dia – o ideal é recorrer ao mop ‘espremedor’, que vem com um balde específico para que você tire o excesso de água antes de esfregar no piso.

Neste caso, você só precisa preparar uma solução dentro do balde (pode ser água com algum desinfetante, por exemplo) e, então, usar o mop para lavar os cômodos mais necessitados. Desta forma, você também garante uma maior economia de água (pois apenas irá usar aquela solução preparada anteriormente) e, depois, basta passar um pano seco para tirar a umidade.

Obs.: Outra dica interessante é recorrer ao “rodo mágico” (um tipo de mop esponjoso que serve para absorver líquidos) na hora de secar o piso. Assim, você realmente não precisa se preocupar com a ausência de ralos nos ambientes.