Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vagem: como cozinhar o vegetal para deixá-lo mais saboroso
Meu Lar 01/02/2022

Vagem: como cozinhar o vegetal para deixá-lo mais saboroso

Para quem gosta de legumes, a vagem é aquele tipo de ingrediente que não pode faltar em casa em nenhuma hipótese. Ainda mais no calor, que é quando o tempo pede comidas bem fresquinhas e práticas de fazer. Devido à versatilidade da leguminosa, é muito fácil incluir o alimento nas refeições do dia-a-dia para deixar o prato ainda mais saboroso e nutritivo para quem está à mesa. E tem várias formas de preparar o alimento para aproveitar o gosto que ele oferece, viu? Então, veja agora como cozinhar vagem de formas diferentes e variar os acompanhamentos durante a semana.

Como fazer vagem cozida: segredo está no tempo de cozimento

Cozinhar vagem Qualitá não tem mistério, só precisa de atenção! Antes de iniciar o preparo da leguminosa, é fundamental saber como limpar vagem para cozinhar, ok? Lave-as em água corrente, retire o fio do alimento e corte em pequenos pedaços. Então, leve uma panela de água ao fogo e, quando ferver, acrescente o legume e dois ou três cravos-da-Índia inteiros. Aguarde ferver novamente e diminua o fogo.

A resposta de quanto tempo para cozinhar vagem varia bastante, mas o ideal é mantê-la em fogo baixo por 4 minutos após a segunda fervura da água. Veja a textura do legume, pois se exagerar no tempo, o alimento pode ficar mole demais, perdendo a crocância e leveza do sabor. Por fim, é só escorrer a água e temperar com sal, azeite e pimenta-do-reino. Acompanha o risoto de alho poró com salmão defumado muito bem!

Como cozinhar vagem no vapor: especiarias dão toque especial

Se você quer a melhor forma para acertar como cozinhar a vagem para ela ficar verdinha, o preparo a vapor é a solução, como o do cuscuz! Lave, limpe e fatie o ingrediente antes de começar. Encha metade de uma panela adequada para preparo a vapor de água e feche com tampa. Aguarde a água ferver e acrescente a leguminosa no cesto.

Depois, diminua o fogo e cubra com a tampa novamente. Espere uns 2 minutos e desligue o fogo. O alimento vai estar macio, mas crocante, e fica ainda mais saboroso com especiarias no tempero. Aposte em páprica, coentro e suco de limão (incluindo os gomos da fruta). Os condimentos dão um sabor ainda mais especial para o preparo e combina com receitas variadas, como o bife acebolado com molho de maionese.

Como cozinhar vagem para salada: opte por versão refogada para mais crocância

Ao acertar no tempo/cozimento, vagem refogada fica al dente e saborosa. Antes de mais nada, é necessário lavar, limpar e cortar a leguminosa e também fatiar 2 dentes de alho. Primeiramente, refogue o alho laminado em uma frigideira com azeite ou óleo de sua preferência e mexa por 1 minuto. Em seguida, acrescente as vagens e ½ colher de sopa de manteiga.

A partir daqui, você pode adicionar os condimentos que desejar, como ervas frescas ou orégano. Refogue bem até a vagem começar a dourar e desligue o fogo. O ideal é manter o tempo médio de 5-7 minutos para não passar do ponto e amolecer demais o legume. Por fim, sirva a vagem refogada junto com a salada refrescante. Fica uma delícia e bem crocante!