Limpeza

Utensílios brilhando! Como arear panelas e quais materiais podem ser submetidos a essa limpeza

Use a palha de aço para arear as panelas após a lavagem, o que vai deixá-las bem limpas e brilhando
Use a palha de aço para arear as panelas após a lavagem, o que vai deixá-las bem limpas e brilhando

Algumas pessoas têm a ideia equivocada de que "limpar" e "arear" panela são a mesma coisa. Só que, ao contrário do que parece, as duas coisas são diferentes! Antigamente as pessoas costumavam arear panela usando areia, o que deixava o metal bem brilhante e polido. Mas atualmente existe uma técnica bem mais simples para fazer isso: através da palha de aço. Quer aprender a arear panela com perfeição? Nós preparamos um tutorial bem fácil de seguir, confira!

Quais materiais podem ser areados com palha de aço?

A primeira coisa que você precisa saber é que nem todos os materiais podem ser areados. Afinal, a palha de aço pode causar danos irreversíveis a alguns tipos de metal, então tome bastante cuidado!

Panelas de alumínio, por exemplo, não devem ser areadas. Isso porque elas podem ficar mais vulneráveis e, inclusive, soltar óxidos de alumínio (substâncias que contaminam os alimentos). Recipientes de inox, por sua vez, também são vulneráveis à palha de aço, pois ficam com a superfície arranhada e desgastada. Resumindo: nem todos os tipos de panela podem ser lixados durante a lavagem.

O ideal é que você tenha o hábito de arear apenas panelas de ferro, que são mais resistentes e ficam mais limpas com o uso da palha de aço. Ao arear esse tipo de recipiente, inclusive, você remove manchas e até pequenos pontos enferrujados com mais facilidade. Simples, né?

Como limpar e arear panela de ferro no dia a dia

Para garantir que a panela de ferro fique devidamente limpa e livre de ferrugens, é fundamental fazer uma limpeza correta, usando esponja, detergente e palha de de aço. Dá uma olhada no passo a passo que preparamos para não errar na lavagem:

1. Comece deixando a panela de molho na água quente com um pouco de detergente. Assim, você garante que resíduos de comida e gorduras soltem com facilidade;

2. Lave o recipiente na água morna e use esponja + detergente para esfregar bem a parte interna e externa;

3. Chegou a hora de arear a panela para deixá-la devidamente polida e livre de sujeiras. Caso ela ainda esteja suja com resíduos de comida, por exemplo, use a palha de aço para esfregar bem o local e prontinho!

4. Você também deve se dedicar a pontos enferrujados do recipiente. Ainda com a palha de aço, esfregue a superfície interna e externa da panela, dando preferência a pontos que estejam mais escuros. Você pode usar um pouco de bicarbonato de sódio + vinagre (junto com a palha de aço) para tirar manchas e deixar o recipiente limpinho;

5. Por fim, enxágue a panela na água corrente e, se julgar necessário, passe novamente a esponja com detergente.

Obs.: Você não deve arear panela com muita frequência, ok? O ideal é que você passe a esponja de aço em recipientes de ferro apenas uma vez por semana - ou quando for realmente necessário (para tirar ferrugem ou manchas). Assim, você preserva melhor o material e garante limpeza!

Matérias: Limpeza

Ver mais