Limpeza

Tudo o que você precisa saber sobre limpeza de carpete

 Para limpar o carpete corretamente e deixá-lo livre de impurezas, use o aspirador de pó como aliado
Para limpar o carpete corretamente e deixá-lo livre de impurezas, use o aspirador de pó como aliado

Você sabe como limpar carpete corretamente? Embora seja uma peça aconchegante, que deixa qualquer ambiente muito mais sofisticado, a limpeza de carpete é fundamental para garantir toda a sua beleza e conforto. Caso contrário, o acúmulo de sujeira ou impurezas podem diminuir a durabilidade do produto. Além disso, as sujidades podem causar crises alérgicas em pessoas que possuem asma, rinite, sinusite ou qualquer outra doença respiratória. Para te ajudar a saber como se limpa carpete corretamente, evitando qualquer problema com o item de decoração, nós criamos um guia completo nessa matéria. Dá uma olhada!

Limpeza de carpete: saiba quais produtos não podem ser usados durante o processo

Para preservar a durabilidade do material e garantir que o carpete fique limpinho, alguns produtos devem ser evitados em sua limpeza. Primeiro, é preciso tomar bastante cuidado com o excesso de umidade: deixar o carpete em contato com a água, ou usando panos encharcados, por exemplo, pode tornar o material mais suscetível à presença de fungos e manchas de bolor. Assim como utilizar vassouras ou espanadores só ajuda a espalhar a poeira e as impurezas que estiverem no carpete. Para evitar que isso aconteça, use apenas o aspirador de pó como seu aliado durante o processo!

Como limpar carpete corretamente no dia a dia?

A limpeza de carpete é simples e deve ser feita periodicamente! É claro que o tempo pode variar de acordo com o tamanho, a cor e o estilo do seu acessório. Mas para manter o carpete limpo por mais tempo, basta passar o aspirador de pó no sentido das fibras e repetir esse processo a cada 15 dias ou uma vez por semana caso o material esteja muito sujo.

Caso você queira se livrar de algum mau odor, a melhor solução é apostar no vinagre para limpeza de carpete. Nesse caso, você pode preparar uma solução simples, diluindo 1 xícara de vinagre branco em duas xícaras de água. Depois, coloque a mistura no borrifador e espalhe por todo o acessório, deixando o carpete secar naturalmente em um local arejado. Vale ressaltar que essa dica também ajuda a tirar os pelos de pet do material, mantendo-o ainda mais limpo!

Para tirar manchas de gordura do carpete, use o detergente neutro como aliado

Em caso de manchas de gordura, a dica é fazer uma misturinha de água com uma gota de detergente e aplicar no local afetado com a ajuda de uma esponja macia, sem umedecer demais o carpete. Depois, passe um pano seco para remover o máximo de umidade e deixe o material secar em um local aberto.

Manchas de vinho, suco de uva ou molho de tomate podem removidas do carpete com água oxigenada e detergente neutro

Já se estiver procurando dicas para tirar manchas mais escuras, como as de vinho tinto, suco de uva ou molho de tomate, o ideal é que essa limpeza seja feita logo após a mancha acontecer, com um pano levemente umedecido ou com algumas folhas de papel toalha. Basta secar a mancha rapidamente e absorver o máximo possível do líquido para evitar que ela se espalhe. Quanto mais rápido você agir, melhor será o resultado!

Você também pode aproveitar os benefícios da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para remover as manchas mais escuras. Nesse caso, basta dissolver uma colher (sopa) de detergente neutro e uma colher (sopa) de vinagre branco em 1 litro de água morna, colocar um pouco de bicarbonato sobre a mancha e agitar a mistura até formar uma espuma. Em seguida, borrife sobre a região e espere alguns minutos para fazer efeito. Por fim, retire a espuma cuidadosamente e seque o local, deixando o carpete em uma área arejada.

Limpeza de carpete a seco com bicarbonato de sódio e amido de milho também ajuda a tirar manchas gordura

Que tal também aprender como limpar carpete a seco? Além de ser uma solução mais segura, já que assim você consegue evitar o uso de água, essa dica também ajuda a tirar algumas manchas de gordura superficiais. Basta misturar a mesma proporção de bicarbonato de sódio e amido de milho e aplicar sobre toda a extensão do carpete. Depois, é só passar o aspirador de pó normalmente! 

Limpeza de carpete profissional: para deixar o material impecável, contrate um serviço especializado a cada um ou dois anos

Caso você não tenha tempo de fazer uma limpeza periódica ou queira optar por uma higienização ainda mais profunda, vale a pena entrar em contato com empresas especializadas em limpeza de carpete. No entanto, se você limpar o material a cada 15 dias em casa e contratar o serviço a cada um ou dois anos, conseguirá manter o carpete impecável!

Matérias: Limpeza

Ver mais