Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pet Care 03/09/2020

Truques para cachorro: 4 dicas de adestramento para se divertir com o seu cão

Para muitos pais de pet, os truques para cachorro são uma forma de disciplinar e se divertir com o melhor amigo! Afinal, quem é que nunca quis ensinar o cão a dar pata, não é mesmo? Nessa matéria, nós separamos 4 dicas de adestramento superdivertidas para você praticar com o seu doguinho. Confira!

1. Como ensinar o cachorro a sentar?

Um dos comandos mais conhecidos entre os truques de adestramento para cachorro é o simples ato de ensinar o seu melhor amigo a sentar oferecendo um petisco como recompensa. A ideia, aqui, é criar um condicionamento positivo associando o movimento do cachorro com a retribuição de uma guloseima.

O truque funciona da seguinte maneira: primeiro, você deve obter toda a atenção do seu cachorro levando-o para um ambiente tranquilo e sem muitas distrações. Leve também alguns petiscos ou grãozinhos de ração para criar um atrativo – você deve guardá-los nas mãos e deixar o dog curioso com o que deve fazer para obter a comida.

Em seguida, leve o petisco para cima da cabeça do cão e faça com que ele siga a ração com o nariz, inclinando a cabeça para trás, de forma que ele seja obrigado a sentar para continuar olhando a comida. A dica para fazer o comando corretamente é segurar o alimento perto da cabeça do cachorro numa distância que ele não tente pular para pegá-lo e baixo o suficiente para que o animal se sente.

Quando o cachorro sentar diga “senta” com a voz firme – associando o comando de voz com o movimento – e entregue imediatamente depois o petisco como recompensa. Agora é só reforçar o comando com elogios, carinhos e muito amor e tentar repetir pelo menos duas a três sessões curtas de treinamento por dia.

2. Como ensinar o cachorro a dar a pata?

Para que o aprendizado seja completo, o comando de dar a pata deve ser ensinado depois que o seu cachorro aprender a sentar! Nesse caso, o primeiro passo é orientá-lo para que ele sente de frente para você dizendo “senta” e entregando um petisco como recompensa. Na sequência, você deve abaixar a mão em direção ao seu focinho, esperando que ele estique a pata para tentar pegar mais alguma guloseima. Quando isso acontecer, abra a mão e entregue mais um petisco elogiando-o com palavras positivas.

Repita o treino várias vezes para que ele associe o movimento de colocar a pata em cima da sua mão com a entrega da recompensa. Depois, transfira os petiscos para a outra mão, abra a mão que você usa como comando em direção ao cachorro (indicando que ele deve colocar a pata) e espere o movimento. Quando ele o fizer, associe o comando de voz “dá a pata” falando com um tom firme e entregue a recompensa, repetindo esse último exercício várias vezes ao longo do dia.

3. Como ensinar o cachorro a deitar?

Para ensinar o cachorro a deitar, posicione uma das mãos com petisco na frente do focinho do seu melhor amigo. Depois, abaixe-a calmamente em uma linha reta até o chão (para que ele acompanhe o movimento com a cabeça) e entregue a recompensa quando o cachorro estiver com os cotovelos encostados no chão, associando ao comando “deita”. Repita o mesmo passo a passo várias vezes ao dia (e durante, pelo menos, 2 semanas) até que o seu dog comece a fazer isso de forma automática. Ah! Não se esqueça de parabenizá-lo com palavras positivas, como “muito bem” e “bom garoto”!

4. Tente praticar as técnicas de adestramento com o cão ainda filhote

A melhor forma de ensinar todos esses truques para o seu melhor amigo é começar a fazer isso enquanto ele ainda está pequenininho. Assim como os bebês, cães filhotes desenvolvem uma série de aprendizados durante os seus primeiros meses de vida. Essa é a fase que você deve construir os hábitos do animal, criando uma rotina de alimentação, horário de sono e até mesmo de atividades físicas. Por isso, o ideal é tentar ensinar os truques de adestramento durante a primeira fase de vida do doguinho.

Veja mais