Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Torta de pão de forma: aprenda a receita que faz sucesso nas festas de aniversário
Guia Culinário 01/12/2021

Torta de pão de forma: aprenda a receita que faz sucesso nas festas de aniversário

Você já pensou em fazer receitas com pão de forma para servir em eventos? A torta de pão de forma, por exemplo, é ótima para compor o cardápio de festas de aniversário e comemorações com crianças. Além de simples, essa receita é pouco gordurosa, pois é feita no forno, é bem fácil de preparar e pode ser incrementada com os ingredientes de sua preferência.

Geralmente, a torta salgada de pão de forma é feita com recheio de frango, maionese, temperos e condimentos (como cheiro-verde, milho e ervilha). Já a massa pode ser feita com pão de forma integral ou tradicional, fica por sua conta! Confira o passo a passo que separamos para fazer essa receita usando ingredientes de qualidade.

Receita de torta de pão de forma é prática e deliciosa

Para preparar uma torta de frango com pão de forma bem saborosa, uma boa dica é temperar bem o frango e usar ingredientes que deixam o recheio mais cremoso, como maionese, requeijão e também queijos que dão um toque a mais de sabor. A batata palha, por sua vez, concede crocância à torta e harmoniza superbem com o pão de forma e o frango desfiado. Preparamos um passo a passo para te ajudar a preparar o lanche rapidinho!

Torta salgada de pão de forma: quais são os ingredientes

Antes de começar a preparar a torta, separe todos os ingredientes necessários, já porcionados. Isso vai simplificar o processo!

Você vai precisar de: 1 pacote de filezinho de frango Qualitá (700 g), 1 litro de água, Azeite Qualitá, 1 cebola Qualitá cortada em cubos, 4 dentes de alho Qualitá amassados, sal a gosto, pimenta-do-reino em pó Qualitá a gosto, orégano a gosto, cheiro-verde fresco picado a gosto, 3 colheres de sopa de molho de tomate Qualitá, 1 lata de milho verde Qualitá (170 g), 1 xícara de água, 1 pote de requeijão cremoso Qualitá (200 g), 1 caixinha de creme de leite Qualitá (200 g), azeitonas verdes picadas a gosto (opcional), 2 pacotes de pão de forma tradicional Qualitá ou Pão de forma integral Qualitá, 1 pote de maionese Qualitá, 2 pacotes de batata palha Qualitá.

Torta de frango com pão de forma: comece preparando o frango do recheio

Para começar, você deve preparar o recheio de frango desfiado. Coloque os pedaços em uma panela, adicione 1 litro de água e deixe ferver no fogo alto. Quando começar a borbulhar, marque 30 minutos. Passado esse tempo, transfira o frango para outro recipiente e guarde parte da água do cozimento.

Para desfiar o frango, você pode tampar o recipiente e sacudir bastante ou então contar com a ajuda de um garfo ou martelo de cozinha. Após desfiar bem o frango, reserve.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite e junte a cebola picada. Deixe refogar por um tempo, até que ela comece a ficar transparente. Em seguida, junte o alho amassado e refogue mais um pouco – mexendo sempre com uma colher de pau no fogo médio/baixo.

Adicione o frango desfiado e diminua bem o fogo. Adicione o sal, a pimenta e o orégano a gosto. Em seguida, junte ½ xícara da água do cozimento do frango. Misture e aumente o fogo novamente para fritar bem o frango.

Adicione o cheiro-verde picado a gosto e, então, o molho de tomate. Misture por mais uns 2 minutos e apague o fogo. Reserve o frango para preparar o resto do molho, que deixará o recheio bem mais cremoso.

O segredo para um recheio bem cremoso na sua torta de pão de forma com frango

No liquidificador, coloque o milho verde, 1 xícara de água e bata até ficar homogêneo. Em seguida, adicione o requeijão cremoso e a caixinha de creme de leite. Bata novamente, para formar uma mistura mais cremosa.

Despeje a mistura de milho na panela com o frango desfiado e mexa no fogo baixo por mais 2 minutos. Adicione azeitonas verdes picadas a gosto se desejar e prontinho! Assim, o recheio fica bem temperado, saboroso e pronto para fazer parte da torta.

Torta salgada: pão de forma à sua escolha

Em uma travessa retangular, faça uma camada de pão de forma. Você quem manda: tradicional ou integral. Em seguida, passe um pouco de maionese por cima. Faça uma camada bem uniforme de recheio de frango. Repita a sequência mais uma vez e finalize com mais uma camada de pão e de maionese. Para dar o toque final, adicione bastante batata palha. Assim, a torta de pão de forma com frango fica mais bonita e também crocante.

Torta fria de pão de forma precisa ficar na geladeira!

Terminou a montagem? Hora de cortar a torta de pão de forma em pedaços, que você pode servir em pratinhos descartáveis para não ter trabalho com a louça depois. Colocar uma cereja em cima de cada pedaço é uma dica para dar um charme a mais na hora de servir. Experimente e prepare-se para os elogios!