Limpeza

Tirar mancha de pote plástico não precisa ser difícil! Aprenda como seguindo as nossas dicas

É importante deixar os potes de molho para que as manchas e o cheiro forte saiam por completo
É importante deixar os potes de molho para que as manchas e o cheiro forte saiam por completo

Os potes de plástico são utensílios indispensáveis em qualquer cozinha - servem para guardar sobras de comida, frutas cortadas, marmitas, para organizar temperos ou simplesmente separar alimentos. Realmente não tem como abrir mão desses itens, né? O problema é que, quando não são conservados da forma devida, os potes tendem a ficar manchados e com cheiro forte. Isso acontece por conta de molhos, sopas e pigmentos naturais (como o do tomate, do morango ou da beterraba) que ficam impregnados nas vasilhas. Para que você consiga cuidar bem desses utensílios, nós separamos algumas dicas para tirar mancha de pote plástico. Confira e aprenda!

Deixe o pote de molho na água sanitária

A água sanitária é um dos melhores produtos para tirar manchas de potes plásticos. Por isso, a nossa dica é que você deixe a vasilha de molho com um pouco de água (pode ser gelada, da torneira) com água sanitária. Deixe o pote imerso na solução ao menos 20 minutos e depois lave-o normalmente com esponja e detergente - não tem erro!

Solução de água com vinagre, além de remover cheiros fortes, é ótima para tirar manchas

O vinagre é outro produto que auxilia muito na limpeza dos potes e vasilhas. Afinal, ele consegue desinfetar bem o plástico, tira cheiros fortes (de comida antiga ou de guardado) e, além disso, consegue remover manchas de diferentes tipos - amareladas ou de molho de tomate, por exemplo. Neste caso, o ideal é deixar a vasilha de molho no vinagre durante algumas horas e, depois, lavar normalmente com detergente ou sabão.

Bicarbonato de sódio é outro grande aliado

Assim como o vinagre, o bicarbonato de sódio é um produto bem versátil e que não pode faltar de jeito nenhum na sua casa. Além de ser usado na culinária (para preparar massas e amaciar carnes, por exemplo), ele também é útil na limpeza. No caso da lavagem de potes plásticos, você deve aplicar um pouco do bicarbonato na mancha, jogar água da torneira e esfregar o local com uma esponja ou escova de dentes. Deixe o produto agir por cerca de 20 minutos no pote e, depois, lave novamente com detergente e enxágue.

Obs.: Você também pode guardar o pote, de um dia para o outro, com uma quantidade razoável de bicarbonato de sódio dentro. Feche a vasilha e, no dia seguinte, lave normalmente com detergente. Também dá supercerto!

Já pensou em usar limão para remover manchas?

Muita gente não sabe, mas o limão é outro grande aliado na lavagem de itens de cozinha. Ele consegue remover bem as manchas - basta que seja aplicado diretamente no local a ser limpo. Para realizar a limpeza, você deve cortar um limão ao meio e esfregar a parte do líquido na região manchada. Deixe atuando por uns 10 minutos e, depois, lave com detergente e enxágue.

Obs.: Outra dica interessante é usar uma escova de dentes própria para esfregar bem a região da mancha. Assim, você atua de forma mais incisiva na região a ser limpa. Que tal?

Matérias: Limpeza

Ver mais