Limpeza

Tirar cheiro de mofo é possível! Saiba como seguindo dicas simples

O cheiro de mofo pode se infestar pela casa, e por isso é preciso tomar alguns cuidados para evitar o odor desagradável
O cheiro de mofo pode se infestar pela casa, e por isso é preciso tomar alguns cuidados para evitar o odor desagradável

Não é nada incomum alguém chegar em um ambiente e, ao sentir um cheiro estranho, falar, quase que automaticamente, "nossa, que cheiro de mofo!". Você nem precisa ver o mofo no local, pois o odor é muito característico e entrega logo. Lugares fechados, úmidos e com pouca ventilação têm tudo para ficarem infestados com este cheiro, que pode estar em tudo: paredes, móveis, roupas etc. Para se ver livre desse mal, basta seguir algumas dicas simples, que nós, claro, separamos pra você.

Aromatizadores e odorizadores 'anulam' cheiro do mofo

O primeiro passo para se livrar do cheiro de mofo é usar produtos específicos para essa finalidade. Os odorizadores e os aromatizadores são exemplos importantes. Com o cheiro agradável que exalam, eles são capazes de "anular" o odor do mofo, tornando o ambiente muito mais convidativo. Contudo, eles não eliminam o mofo, então caso seu uso seja interrompido, é possível que o odor desagradável retorne.

Como o nome sugere, o evita mofo combate o seu desagradável cheiro

Por isso, é importante também apostar em produtos que evitem o mofo - o que é muito sensato, já que trata-se do pivô do incômodo cheiro que se quer combater. O evita mofo é a opção mais óbvia nesse sentido, já que é capaz de dificultar de maneira eficiente o surgimento de mofo nos mais diferentes locais em que ele possa se formar. Mas é bom lembrar que, por ser um desumidificador, vai impedir a umidade e reduzir as chances do aparecimento de mofo, mas se ele já está lá também será preciso fazer uma limpeza. Já no quesito "se livrar do odor", essa é a opção mais eficiente.

Prevenir o mofo é crucial para evitá-lo, assim como seu cheiro

Para prevenir o surgimento de mofo e, consequentemente, do seu cheiro - que, inclusive, é péssimo para quem sofre de problemas respiratórios - é essencial, em primeiro lugar, manter o ambiente sempre arejado. Por isso, portas e janelas devem ficar sempre que possível abertas. Usar giz ou bolinhas de cedro nos cantos do ambiente também é interessante, pois elas absorvem a umidade. Limpar a superfície dos móveis com vinagre branco pelo menos uma vez por mês é outra dica importante.

Vinagre branco ajuda a tirar cheiro de mofo de móveis

O uso do vinagre branco serve tanto como prevenção quanto como ação para remover o mofo e seu cheiro de um determinado lugar. Normalmente, é mais indicado para o interior de móveis, como guarda-roupa. Primeiro, deve-se tirar tudo do local e colocar uma vasilha com o vinagre branco descansando por um dia. Depois, com o mesmo vinagre e o auxílio de um pano limpo, passe o líquido na superfície do móvel. Por fim, deixe as portas abertas até que o guarda-roupa esteja totalmente seco.

Água sanitária é indicada para tirar cheiro de mofo de paredes

Outro produto que normalmente é indicado para remover cheiro de mofo e o mofo em si é a água sanitária. Basta misturar um copo de água sanitária com dois de água normal e colocar tudo em um borrifador. O conteúdo deve ser aplicado em cima das manchas duas vezes. Entre uma e outra, deve-se dar um intervalo de 20 minutos para que a substância possa agir no mofo. No final, é só passar um pano limpo na área afetada. Esse método é muito usado em paredes.

Matérias: Limpeza

Ver mais