Economia do lar

Tem cozinha com fogão a lenha? Veja dicas para usá-lo no preparo das receitas

Por atingir temperaturas bem elevadas, o fogão a lenha é ideal para assar massas caseiras
Por atingir temperaturas bem elevadas, o fogão a lenha é ideal para assar massas caseiras

Assar pizzas, massas, carnes, batatas e diferentes alimentos no fogão a lenha é uma excelente forma de deixar a comida com aquele gostinho totalmente caseiro! Afinal, embora seja conhecido pela sua estrutura mais rústica (normalmente construída em alvenaria), esse tipo de fogão vem se modernizando bastante nos últimos anos e, hoje, pode ser encontrado em versões mais atuais e funcionais que dão um toque sofisticado à cozinha. Para que você saiba a melhor forma de aproveitá-lo, que tal conferir algumas dicas de como usar o fogão a lenha no preparo das suas receitas?

Comida caipira é uma das especialidades do fogão a lenha

Feijão tropeiro, vaca atolada, galinha caipira, rabada… Sabe o que todos esses pratos típicos do interior de São Paulo possuem em comum? Eles são frequentemente associados ao tradicional fogão a lenha! Não à toa, a comida caipira é conhecida por ser uma das principais "especialidades" do utensílio e ficam ainda melhores quando preparadas nele.

Massas caseiras e carnes assadas também combinam com o aparelho

Por ter um sistema próprio de combustão, o fogão a lenha também é perfeito para preparar massas caseiras e carnes defumadas. Quer um exemplo? Pegue como referência os pães mais rústicos da padaria ou aquelas pizzas deliciosas de restaurantes que equipam a cozinha com o aparelho! Diferente do fogão a gás, o fogão a lenha atinge 550 graus e cozinha em temperatura constante, fazendo com que a massa seja assada de forma rápida e fique com uma borda crocante e a aparência mais rústica. No caso das carnes assadas, como cupim, frango assado e costela suína, a vantagem é que a própria lenha deixa o sabor marcante e defumado, ao contrário de outros tipos de forno.

Para usar o fogão a lenha moderno ou tradicional, dê preferência às panelas de ferro e escolha lenhas secas

Embora sejam pesadas e exijam um pouco mais de trabalho na hora da limpeza, as panelas de ferro, ferro fundido ou cerâmica são as mais indicadas para o fogão a lenha. Isso porque elas ajudam a cozinhar os alimentos de forma homogênea e aguentam bem o calor do forno. Uma boa dica, na hora de assar carnes ou batatas, por exemplo, é envolvê-las com papel alumínio e manter o calor abafado com outra panela maior por cima. Além disso, você deve escolher as lenhas mais secas, como as de eucalipto rachado, para acender o fogão com facilidade.

Matérias: Economia do lar

Ver mais