Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tecidos que encolhem na lavagem e como evitar que isso aconteça
Cuide Bem 10/01/2020

Tecidos que encolhem na lavagem e como evitar que isso aconteça

Já reparou que algumas peças ficam mais justas depois da lavagem? É bem possível que você já tenha colocado as suas roupas pra lavar e, quando foi estendê-las no varal (ou levá-las até a secadora), percebeu que algumas delas haviam encolhido. Isso pode acontecer com todo dono e dona de casa – e é possível que ocorra com muito mais frequência do que você imagina! Mas, calma. Existem maneiras de remediar o processo e evitar esse problema. Dá uma olhada nas dicas que separamos de como evitar que os tecidos encolham na lavagem!

Por que algumas roupas encolhem na lavagem?

O “x” da questão, na verdade, está no processo de fabricação dos tecidos. Todas as roupas compostas por fibras naturais – como algodão, linho e lã – são submetidas a máquinas feitas exclusivamente para esticarem as suas fibras e deixá-las macias, suaves e maleáveis.

E é justamente nesse sentido que o processo de lavagem afeta. Ao colocar as peças de roupas para lavar, as fibras desses tecidos incham (aumentando levemente de tamanho) e quando secam, desincham – fazendo com elas “encolham” e retornem aos seus moldes naturais. A calça jeans é um clássico exemplo dessa situação!

O que fazer para evitar que isso aconteça?

A primeira dica é investir nos tecidos sintéticos. Sabe as blusas de náilon, poliéster, viscose e afins? Elas não têm fibras naturais e não passam por nenhuma interferência em sua fabricação. Também há peças de roupas semi-sintéticas – que misturam a sua composição entre fibras naturais e não naturais. Elas tendem a encolher em menor proporção.

A segunda dica é optar pelo método de lavagem a seco. Para os que não sabem do que estamos falando, esse tipo de lavagem não utiliza água no processo e normalmente é realizado nas lavanderias. Mesmo que este seja um tipo de serviço pago, vale a pena investir se você não quiser se preocupar com a deformação das roupas.

Por último, preste atenção às formas de lavagem de cada tipo tecido. Afinal, lavar roupas não significa jogar tudo que está sujo dentro da máquina de lavar. Poliéster, por exemplo, é um tecido derivado do plástico, que não combina com altas temperaturas. Já a seda – feita por um material facilmente danificado – não deve ficar imersa na água por muito tempo. Por isso, na dúvida pesquise a respeito de cada tipo de tecido antes de começar a lavagem.

Bônus: Sempre verifique a etiqueta das roupas

Alguns cuidados são imprescindíveis na hora da lavagem! Um deles é nunca, em hipótese alguma, retirar a etiqueta das roupas antes da primeira lavagem. É nela que estão as informações do tecido, se a peça pode ser exposta a altas temperaturas (isso influencia no tipo de ferro de passar, por exemplo), qual a melhor maneira de secá-las e outras informações igualmente importantes. Seguindo as indicações direitinho, as chances de a sua roupa encolher praticamente reduzem a zero, pode acreditar!