Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tecidos poliamida e poliéster: suas diferenças e quais cuidados tomar com cada um
Cuide Bem 27/07/2020

Tecidos poliamida e poliéster: suas diferenças e quais cuidados tomar com cada um

Fabricados a partir de fibras sintéticas que possuem mais elasticidade, os tecidos poliamida e poliéster são conhecidos por serem utilizados na confecção de roupas para a moda fitness – como blusas de academia, roupas esportivas, calças, bermudas e tênis de tecido. Mas, apesar de serem parecidos, a poliamida e o poliéster possuem algumas diferenças que influenciam no conforto da roupa e nos cuidados na hora da lavagem. Dá uma olhada na matéria para entender melhor sobre as especificidades desses tecidos!

Tecido poliéster é mais firme e possui menos elasticidade que o tecido poliamida

Feitos com fibras firmes e mais grossinhas, o tecido poliéster geralmente possui menos elasticidade que o tecido poliamida. Ele também é feito a partir de fibras sintéticas – diferente dos tecidos naturais que costumam encolher na lavagem, como algodão, lã e linho – e apresenta um baixo custo de produção, sendo normalmente vendido a preços mais baixos. Além disso, o tecido também costuma ser mais resistente ao uso contínuo, ao calor e ao desgaste das peças.

Na hora da lavagem, a primeira dica para lidar com o poliéster é conferir as informações das etiquetas das roupas. Elas indicam se o tecido aceita o uso de certos produtos de lavanderia, explicam qual é a temperatura ideal da água e dizem se a roupa deve ser lavada à mão ou na máquina de lavar.

Também é importante evitar o uso de alvejantes (principalmente os que possuem cloro), não utilizar o ferro de passar, evitar a lavagem a seco e sempre lavar as roupas de poliéster do lado do avesso (com amaciante e sabão em pó comum). Se aparecem algumas manchinhas, deixe a peça de molho por uma hora na água morna!

Tecido poliamida é mais elástico, macio e sedoso

A poliamida é um tipo de tecido sintético que lembra as características das fibras naturais. Ela tem um toque sedoso e macio – parecido com as roupas de algodão – quando entra em contato com corpo, possui mais elasticidade que o tecido poliéster, é maleável e se molda perfeitamente ao corpo! Por isso, é conhecida pelo conforto e pela boa elasticidade.

Para lavar as roupas de poliamida, a sugestão é utilizar água fria e apostar no modo delicado da máquina de lavar (colocando as peças preferencialmente em um saco para lavar roupas). Também é indicado usar produtos mais neutro (como o sabão de coco em pó, sabão glicerinado neutro e lava roupas menos agressivos) e separar as peças do tecido por cores.