Pets

Tapete higiênico lavável: como limpar eliminando completamente o cheiro de urina

O tapete higiênico lavável é mais econômico e sustentável, além de evitar o cheiro ruim na casa
O tapete higiênico lavável é mais econômico e sustentável, além de evitar o cheiro ruim na casa

Uma das coisas em que mais pensamos na hora de adotar um pet é em limpar as necessidades dele, principalmente no que diz respeito aos cães, que não possuem uma caixa de areia a qual se habituam com facilidade. Algumas saídas costumar ser utilizadas pelos donos: deixá-los se aliviarem em ambientes abertos, como quintais e varandas, ou até mesmo usar o famoso jornal como forro higiênico. O problema é que nenhum dos dois é prático: a área aberta provavelmente tem que ser limpa com frequência e o jornal, além de não absorver a urina dos caninos nem o odor, ainda libera tinta que pode ser tóxica para os cães. Pensando nisso, foram criados os tapetes higiênicos, muito úteis para quem tem bichinhos em locais pequenos e até mesmo grande.

Tapete descartável x tapete lavável

Dois tipos de tapetes higiênicos são oferecidos pelo mercado: o descartável e o lavável. O descartável é bem prático, sendo afixado no chão e possuindo um gel absorvente, tendo que ser constantemente trocado. É só jogar no lixo e colocar outro em seu lugar. Já o lavável é permanente, podendo ser reutilizado várias vezes, e ele também conta com afixadores para chão e parede - no caso dos machos. Outra vantagem é que é mais sustentável, já que não produz lixo, e econômico, pois não precisa ser trocado com frequência.

Como lavar tapete higiênico?

Apesar de todas as vantagens, é inegável que o tapete higiênico irá ficar com cheiro de urina e fezes. Para lavá-lo, apenas o lava roupas não será suficiente: é importante que você use produtos de limpeza que sejam bactericidas e eliminem os germes, pois os excrementos do seu pet podem transmitir doenças a ele, ou até mesmo a você, se não for lavado corretamente. É recomendável que, para eliminar todo o cheiro, você coloque o tapete higiênico na máquina (ou balde) com desinfetante e mantenha de molho por aproximadamente 30 minutos. Já se optar pela máquina pode colocá-lo na função de molho normal do ciclo de lavagem.

O molho é essencial para remover todo o odor e permite que o produto aja como bactericida. Se preferir, você pode adicionar um pouco de água sanitária.

Lavando o tapete higiênico na máquina

Para que a sua máquina não permaneça com cheiro de xixi é importante higienizá-la após a lavagem do tapete higiênico. Para isso, adicione um pouco de água sanitária, sabão em pó e desinfetante e bata a máquina por um ciclo curto, para tirar bem o cheiro. Não se esqueça de que antes de lavar o tapete higiênico você deve remover as fezes secas e o excesso das fezes úmidas o máximo possível, para não danificar a máquina.

Matérias: Pets

Ver mais