Organização

Tamanho não é problema: os truques para organizar a roupa tendo pouco espaço no armário

Usar os cabides de forma correta é uma das maneiras de ganhar mais espaço em armários pequenos
Usar os cabides de forma correta é uma das maneiras de ganhar mais espaço em armários pequenos

Na hora de arrumar o armário do quarto, é possível que você se depare com algumas questões de organização: qual é a melhor forma de guardar as calças e os vestidos? E quanto às peças íntimas? No início até parece difícil... Mas arrumar esses itens é bem mais fácil do que parece! Quando o guarda-roupa é pequeno, ainda por cima, a gente acaba achando que não vai caber tudo. Mas, para te provar que dá para organizar as roupas mesmo tendo pouco espaço, a gente separou uma dicas simples e infalíveis. Dá uma conferida!

Use organizadores de gaveta para as peças íntimas

Um dos principais truques para deixar as roupas íntimas arrumadas e mais acessíveis é separá-las com a ajuda de um organizador de gavetas. Feito de tecido ou até mesmo de papelão, ele vai criar pequenos compartimentos (geralmente quadrados) onde você pode encaixar uma pecinha por vez. Ou seja, dá para colocar uma calcinha ou cueca em cada espaço, facilitando a visualização na hora de escolher. Esse tipo de organizador também é ótimo para guardar meias e roupas de banho, como biquínis e sungas. Assim, os itens não ficam perdidos no meio das blusas, calças e peças maiores - fica a dica!

A forma de dobrar as roupas faz toda a diferença, sabia?

Se você quer otimizar espaço dentro do armário, o segredo é encontrar a melhor forma de dobrar as roupas (desde shorts, camisetas até vestidos e calças). Pode reparar que, quando emboladas ou mal dobradas, as peças ocupam bem mais espaço - fora a sensação de desordem que fica dentro do armário, né? Por isso, o ideal é dobrar as roupas de modo que elas fiquem mais compactas. O lado bom é que não existe uma única forma de fazer isso: dá para enrolar as blusas em tubinhos - que é um jeito supereficiente de economizar espaço - ou dobrá-las até formar quadrados pequenos. Depois, você pode colocar as peças lado a lado (vulgo, "em pé") nas gavetas ou prateleiras, de modo que fiquem todas à mostra.

Obs.: As roupas de frio costumam ser mais volumosas e, por isso, ocupam mais espaço dentro do armário. Neste caso, o ideal é separar uma prateleira só para elas. Além disso, tente dobrá-las também em forma de tubinhos para guardar o máximo que der no menor espaço possível. Mas, se mesmo assim elas ficarem muito volumosas, você também pode usar um organizador a vácuo: feito de plástico resistente, ele é capaz de embalar e reduzir significativamente o volume das roupas. O investimento, nesse caso, é maior, mas pra quem mora em lugar frio pode valer muito à pena!

Cabides para vestidos, calças, casacos e roupas mais longas

Não é segredo para ninguém a importância dos cabides para guardar as roupas mais longas. Afinal, esse é o jeito mais fácil de garantir que nada fique amassado no guarda-roupa, né? Já que as roupas vão ficar em pé e bem esticadinhas. Mas uma coisa que você precisa saber é: existem cabides de diferentes materiais e você pode se aproveitar disso na hora de organizar! Para guardar roupas mais finas (como vestidos e calças de algodão), uma boa dica é usar os cabides de plástico. Já os de madeira ou metal são os ideais para colocar as peças de jeans ou casacos pesados. Não se esqueça também de destinar um lugar do guarda-roupa para cada categoria - deixe os casacos mais para o canto e os vestidos em outro setor. Desse jeito, vai ser bem mais fácil encontrar as peças no dia a dia!

Caixas e cestos também são grandes aliados para a organização do armário

Você sabia que dá para usar caixas e cestos para otimizar espaço dentro do armário? Pois é, a lógica desses organizadores é bem simples: ao reunirem os itens em um único compartimento, as caixas liberam mais espaço no armário (já que as coisas não vão ficar mais espalhadas) e ainda deixam a prateleiras mais limpas e harmônicas. Você pode usar caixas de tecido ou de fibra sintética (que ficam lindas, por sinal) para guardar echarpes, gravatas ou até mesmo toalhas e lençóis. Com todas essas dicas, a gente tem certeza que o seu guarda-roupa vai estar sempre arrumado!

Matérias: Organização

Ver mais