Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tabule: conheça a salada árabe perfeita para almoço ou jantar
Guia Culinário 30/09/2022

Tabule: conheça a salada árabe perfeita para almoço ou jantar

Quer fazer uma refeição diferente, leve e versátil? O tabule é uma salada de origem árabe super saudável e deliciosa. Perfeito para qualquer momento, ele é uma ótima opção para o almoço ou jantar e combina com tudo: carnes, peixes, frango ou pode até mesmo ser o prato principal. Se você não gosta de perder muito tempo na cozinha ou está em um dia corrido, a receita de tabule é a salvação: ela é super rápida e dura bastante na geladeira. Reunimos tudo o que você precisa saber para experimentar um dos principais pratos clássicos da cultura árabe. Vem conferir!

Receita de tabule: conheça os ingredientes para a salada

O tabule tradicional é feito com trigo para quibe, tomate, suco de limão, tomate, pepino e cebola cortados em cubos, hortelã, salsinha e azeite. Por ser versátil, a receita de tabule pode ser adaptada e elaborada com diferentes ingredientes: quinoa, manga em cubinhos, feijão branco, grão de bico, coentro, cebolinha… Vale tudo para deixar a sua salada ainda mais refrescante e saborosa.

Para preparar uma receita de tabule simples você vai usar: 200 g de trigo para quibe Qualitá, 2 pepinos comuns Qualitá, 1 cebola grande e 2 tomates carmen Qualitá (tudo picadinho em cubos), ½ limão espremido, 3 colheres de sopa de azeite oliva extravirgem Qualitá, 1 xícara de cheiro-verde, sal, pimenta-do-reino em grãos Qualitá e hortelã a gosto.

Como fazer tabule: comece deixando o trigo para quibe de molho

Um passo importantíssimo para fazer o tabule é deixar o trigo de molho na água por pelo menos 2 horas. A etapa de hidratação é essencial para garantir que a textura dos grãos fique macia. Por isso, é preciso que esta seja a primeira etapa da receita, que deve ser feita com antecedência. Coloque o trigo em um refratário, cubra com água e reserve por até 3 horas.

Após deixar de molho, escorra a água e seque com a ajuda de papel toalha. Corte os tomates, os pepinos e a cebola em cubinhos bem pequenos. Pique as folhas de hortelã, a salsinha e a cebolinha. Misture todos os ingredientes na saladeira, acrescente o trigo e regue com o azeite e o suco de limão. Tempere com sal a gosto e pimenta do reino. Uma boa dica é preparar o tabule cerca de 4 horas antes de servir e guardá-lo na geladeira desde então, para que seja servido frio.

Tabule: receita é boa sugestão para eventos e combina também com pratos do dia a dia

Pratos árabes: O quibe frito, a kafta e o quibe cru são os pratos clássicos da culinária árabe que levam o tabule como acompanhamento, deixando a refeição oriental completa. Para servir em uma noite com amigos, prepare um pouco de coalhada seca, homus e sirva de entrada junto com pão sírio. Para um jantar rápido, você pode assar uma porção de quibe frito Qualitá, que já vem pronto e congelado, basta só aquecer no forno ou air fryer.

Grelhados: O tabule é uma opção leve e deliciosa para acompanhar carnes, frango e peixes grelhados. Ele também pode substituir o clássico vinagrete do churrasco e adicionar um toque diferenciado ao almoço de domingo. Depois de pronto, o tabule deve ser mantido em refrigeração e pode ser consumido em até 2 dias. Aproveite!