Receita

Suflê de batata

Tempo

1 hora + tempo de forno

Porções

10 porções

Dificuldade

Média

O suflê de batata é cremoso por dentro e possui uma casquinha crocante por fora
O suflê de batata é cremoso por dentro e possui uma casquinha crocante por fora

A receita de suflê de batata é ideal para um almoço de domingo

Que tal preparar um suflê de batata para o almoço de domingo? Muita gente relaciona o dia à preguiça, mas precisamos reconhecer que ele também pede uma comidinha especial. Afinal, nada como se agradar antes de começar uma nova semana, né? E como o suflê de batata é fácil e rápido de preparar, é a opção ideal para os dias em que a vontade de cozinhar está baixa. Vale lembrar que a batata é uma excelente fonte de carboidrato, o que gera bastante energia para o nosso organismo. Além disso, é um alimento totalmente versátil, possibilitando diversas combinações.

Como fazer suflê de batata: veja como deixar sua receita com a melhor textura

O suflê de batata ideal possui casquinha crocante e por dentro é bastante cremoso. Apesar de parecer uma tarefa difícil, é mais fácil do que se imagina! As batatas devem ser cozidas até ficarem bem macias. Para ter certeza da textura ideal, espete uma das batatas com o garfo e deixe no fogo até sentir que amoleceu o suficiente. Cortá-las antes de levar à panela também pode acelerar o processo de cozimento.

O molho banco para a receita de suflê de batata também precisa de atenção. Para garantir bastante cremosidade, utilize a Manteiga Qualitá para misturar com a Farinha de Trigo Qualitá. Leve ao forno e cozinhe até dourar, o que acontece muito rápido. Então, atenção. Para não fazer a receita empelotar, acrescente o leite quente aos poucos e sem parar de mexer. Adicione sal, pimenta, noz moscada e continue mexendo até engrossar.

Para deixar a casquinha do seu suflê de batata bem crocante, invista no queijo parmesão. Após colocar a receita em um refratário, cubra tudo com o queijo ralado. A dica é tentar cobrir o suflê inteiro, mas ao mesmo tempo sem muito excesso. Afinal, queijo demais pode derreter e até derramar enquanto estiver no forno. O ideal é criar uma fina camada em cima do suflê, mas que ao mesmo tempo sobreponha toda a mistura de batata com o molho branco. Em um forno preaquecido a 180°, deixe assar por 50 minutos ou até dourar. Pronto, seu almoço de domingo está pronto!

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe as batatas na água com uma pitada de sal até ficarem bem macias.

Escorra e passe no espremedor.

Deixe esfriar e misture bem as gemas. Reserve.

Molho branco

Em uma panela, aqueça a manteiga e misture a farinha.

Mexendo sempre, cozinhe por 1 minuto ou até começar a dourar.

Aos poucos acrescente o leite quente, o sal, a pimenta e a noz moscada e, sem parar de mexer, cozinhe até engrossar. Deixe esfriar.

Montagem

Bata as claras em neve.

Em um recipiente grande, misture a batata, o molho branco, metade do queijo e as claras em neve.

Coloque em um refratário, cubra com o restante do queijo e asse no forno preaquecido a 180 graus por 50 minutos ou até dourar.

Matérias: Receita

Ver mais