Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sua roupa rasgou na máquina de lavar? Saiba o que pode ter acontecido
Cuide Bem 26/11/2019

Sua roupa rasgou na máquina de lavar? Saiba o que pode ter acontecido

Quem nunca colocou as roupas para lavar e logo depois se deparou com alguma delas rasgada? Sim, nós sabemos que isso é bem desagradável e que ainda desencadeia aquela despesa extra que você não estava contando. Mas, qual é a razão das roupas rasgarem na lavadora? Pode ser pelo atrito de objetos, pelo desgaste ou má qualidade do tecido, por extrapolar a capacidade do seu aparelho ou por outros motivos. Para resolver o mistério, nós listamos 4 passos que você deve fazer (e se certificar) antes de colocar as roupas na máquina de lavar. Dá uma conferida!

Lembre-se de tirar as moedas do bolso da calça

Esquecer as moedas no bolso da calça ou da camisa é um clássico! Inclusive, essa é uma das principais razões para que as roupas rasguem “misteriosamente”. Mas não é somente com as moedas que você deve se preocupar. O que ocorre, na verdade, é que no processo de centrifugação há bastante atrito entre as roupas e a própria máquina, e deixar objetos inapropriados pelo meio do caminho pode acarretar em um desastre. Por isso, nunca deixe de checar todos os cantinhos das suas roupas!

Atente-se às roupas que já estão descosturando

Se a sua blusa está com o tecido desgastado ou tem alguma linha soltando, colocá-la na máquina de lavar provavelmente não é a decisão mais correta. Tente, primeiro, cortar as linhas que estiverem soltas e verifique se o tecido não está se desintegrando. Se estiver, opte por lavá-las no velho e bom tanque da área de serviço. Se não estiver, siga em frente! A não ser que você tenha aquele saco para lavar roupas que tem a função de proteger os tecidos mais delicados – aí está liberado!

Dê uma olhada no limite de roupas

Lotar a lavadora de roupas pode aumentar as chances de obstrução – além de, claro, sobrecarregar o eletrodoméstico. Afinal, os próprios botões e fechos das roupas já criam um atrito entre si. Olhe bem o manual que vem com o aparelho e verifique a capacidade suportada por ele, muitas vezes ela vem escrita na própria máquina de lavar. Os limites podem variar de acordo com o tipo de roupa, tecido e lavagem.

Cheque o tambor da sua máquina de lavar

Rebarbas, parafusos soltos e outras coisas mais: o local onde você coloca as suas roupas pode estar com algum tipo de danificação e isso também é capaz de degradar os tecidos. Por isso, vale a pena dar uma olhada na sua máquina de tempos em tempos. Caso apareça algum problema mais técnico, chame o especialista!