Lavanderia

Sua roupa rasgou na máquina de lavar? Saiba o que pode ter acontecido

Muitas vezes roupas rasgam na máquina de lavar porque objetos foram esquecidos nos bolsos das peças
Muitas vezes roupas rasgam na máquina de lavar porque objetos foram esquecidos nos bolsos das peças

Quem nunca colocou as roupas para lavar e logo depois se deparou com alguma delas rasgada? Sim, nós sabemos que isso é bem desagradável e que ainda desencadeia aquela despesa extra que você não estava contando. Mas, qual é a razão das roupas rasgarem na lavadora? Pode ser pelo atrito de objetos, pelo desgaste ou má qualidade do tecido, por extrapolar a capacidade do seu aparelho ou por outros motivos. Para resolver o mistério, nós listamos 4 passos que você deve fazer (e se certificar) antes de colocar as roupas na máquina de lavar. Dá uma conferida!

Lembre-se de tirar as moedas do bolso da calça

Esquecer as moedas no bolso da calça ou da camisa é um clássico! Inclusive, essa é uma das principais razões para que as roupas rasguem "misteriosamente". Mas não é somente com as moedas que você deve se preocupar. O que ocorre, na verdade, é que no processo de centrifugação há bastante atrito entre as roupas e a própria máquina, e deixar objetos inapropriados pelo meio do caminho pode acarretar em um desastre. Por isso, nunca deixe de checar todos os cantinhos das suas roupas!

Atente-se às roupas que já estão descosturando

Se a sua blusa está com o tecido desgastado ou tem alguma linha soltando, colocá-la na máquina de lavar provavelmente não é a decisão mais correta. Tente, primeiro, cortar as linhas que estiverem soltas e verifique se o tecido não está se desintegrando. Se estiver, opte por lavá-las no velho e bom tanque da área de serviço. Se não estiver, siga em frente! A não ser que você tenha aquele saco para lavar roupas que tem a função de proteger os tecidos mais delicados - aí está liberado!

Dê uma olhada no limite de roupas

Lotar a lavadora de roupas pode aumentar as chances de obstrução - além de, claro, sobrecarregar o eletrodoméstico. Afinal, os próprios botões e fechos das roupas já criam um atrito entre si. Olhe bem o manual que vem com o aparelho e verifique a capacidade suportada por ele, muitas vezes ela vem escrita na própria máquina de lavar. Os limites podem variar de acordo com o tipo de roupa, tecido e lavagem.

Cheque o tambor da sua máquina de lavar

Rebarbas, parafusos soltos e outras coisas mais: o local onde você coloca as suas roupas pode estar com algum tipo de danificação e isso também é capaz de degradar os tecidos. Por isso, vale a pena dar uma olhada na sua máquina de tempos em tempos. Caso apareça algum problema mais técnico, chame o especialista!

Matérias: Lavanderia

Ver mais