Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sua casa é sustentável? Descubra como ter uma vida mais ecologicamente correta
Minha Causa 25/02/2020

Sua casa é sustentável? Descubra como ter uma vida mais ecologicamente correta

Para buscar um estilo de vida mais sustentável, é muito importante refletir sobre os próprios hábitos de consumo. Você já parou pra pensar, por exemplo, se pratica os 3R’s da sustentabilidade na sua própria casa? Quando o assunto é reduzir, reutilizar e reciclar, há várias maneiras bem simples que podem ser colocadas em prática agora mesmo. Confira a matéria!

Que tal reaproveitar potes de geleia, palmito, requeijão e afins?

Reaproveitar os potes de vidro usados é uma das formas mais simples de tornar a sua casa mais sustentável. Você pode reutilizar os potes de requeijão, palmito ou geleia para preparar saladas e doces de pote, armazenar aveia, sementes e farinhas ou até mesmo organizar os próprios temperos. Basta remover o rótulo, higienizar o pote e colocar etiquetas ou fitas de identificação.

Na hora de fazer as compras do mês, certifique-se de está comprando a quantidade certa de alimentos

Elaborar a lista de compras do supermercado é um desafio, e por isso muitas vezes nos esquecemos de itens essenciais ou empanturramos o carrinho de comida pela falta de uma listinha organizada. Para evitar o desperdício de dinheiro, tempo e recursos, certifique-se de que você está comprando a quantidade certa de alimentos. Uma boa dica é calcular a quantidade de comida mensal ou semanal (de acordo com o número de pessoas que moram na casa) e separar a lista de compras por categorias de alimentação, limpeza, higiene pessoal e outros.

Aposte na reciclagem e dê um tapa no visual da casa

Garrafas PETS, latas de refrigerante e muitos outros materiais podem ser úteis para dar um tapa no visual da sua casa! Que tal transformar as garrafas de cerveja em luminárias? Você também pode decorar as latas de refrigerante e criar lindos porta-trecos para colocar pincéis, maquiagem, material escolar e por aí vai.

Opte pelas sacolas reutilizáveis no dia a dia

Além de serem biodegradáveis, as sacolas ecológicas (conhecidas também como ecobags) são perfeitas para substituir as plásticas com eficiência. Afinal, por que continuar incentivando a produção de lixo se você pode investir em uma opção sustentável e duradoura? Faça isso durante as compras de supermercado e em outras situações do dia a dia.

Diminua o consumo de energia com pequenas atitudes

Você sabia que tirar 1 minuto do tempo de banho já faz uma enorme diferença para o meio ambiente? É real! Se todas as casas do Brasil adotassem essa prática durante 1 ano, a redução no consumo de energia seria de aproximadamente 4 bilhões de kWh. São atitudes simples como essa que conseguem transformar a sua casa e o mundo. Por isso, além de não perder tempo no chuveiro, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando, substitua lâmpadas fluorescentes pelas de LED e use luz natural como sua aliada durante o dia.