Alimentação

Sopa de beterraba é uma delícia! Veja como fazer e servir

Prepare uma receita de sopa de beterraba simples com cenoura, batata, salsão e incremente no final com um pouco de creme de leite ou requeijão
Prepare uma receita de sopa de beterraba simples com cenoura, batata, salsão e incremente no final com um pouco de creme de leite ou requeijão

Que tal fazer um jantar leve com diferentes legumes e temperos? A sopa de beterraba cremosa feita com cenoura, batata, cebola, salsão e cheiro-verde, por exemplo, é uma opção nutritiva bem fácil de preparar e que fica deliciosa com pães e torradas. A melhor parte é que você pode tomar esse caldo tanto quente quanto gelado. Aqui, nós separamos dicas de como fazer sopa de beterraba feita com ingredientes de qualidade. Dá uma olhada!

Receita de sopa de beterraba cremosa

Para garantir que a sopa de beterraba fique bem cremosa e nutritiva, a principal dica é utilizar outras hortaliças em seu preparo - a batata-doce, por exemplo, ajuda a engrossar mais a sopa e fica deliciosa na mistura. O mesmo serve para a cenoura, que agrega tanto nutrientes quanto sabor à receita.

O salsão, por sua vez, tem um aroma bem forte e concede aquele gostinho de caldo natural. Uma dica final, depois de cozinhar os legumes, é adicionar um pouco de sumo de limão, o que concede um toque cítrico bem interessante ao caldo. Confira o nosso passo a passo para não errar no preparo!

Você vai precisar de: 1 bandeja de beterraba Qualitá (500 g), 1 cenoura Qualitá, 1 batata doce Qualitá, 1 talo de salsão Qualitá, 3 colheres de sopa de cebola picada Qualitá, 1 colher de sobremesa de alho picado sem sal Qualitá, azeite de oliva extravirgem Qualitá, sal a gosto, pimenta com cominho Qualitá a gosto, 1 litro de água, cheiro-verde Qualitá picado a gosto, 1 colher de sopa de sumo de limão Qualitá.

Para começar, você deve descascar e cortar as beterrabas, a cenoura e a batata. O ideal é deixá-la em pedaços pequenos, para que o processo de cozimento seja mais acelerado. Corte também o salsão em pedaços menores e reserve.

Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite, junte a cebola picada, uma pitada de sal e deixe refogar até ela começar a ficar transparente. Adicione o alho picado e deixe fritar até dourar.

Adicione as beterrabas, a cenoura, a batata, o salsão, tempere com sal, pimenta com cominho e misture por uns minutos. Em seguida, junte a água e deixe cozinhar no fogo médio por pelo menos 25 minutos, ou até que os vegetais fiquem macios.

Apague o fogo, deixe esfriar um pouco, adicione cheiro-verde picado a gosto e, então, bata tudo com um mixer ou no liquidificador. No final, adicione o sumo de limão e misture bem, para incorporar na sopa. O resultado fica bem cremoso e aromático, perfeito para quem busca uma janta mais saudável.

Adicione creme de leite ou requeijão à sopa de beterraba para deixá-la mais cremosa

Caso você queira que o caldo de beterraba fique ainda mais cremoso, uma ótima sugestão é adicionar um pouco de creme de leite ou 1 colher de sopa de requeijão Qualitá. Assim, o resultado também fica com um gosto suave de queijo e ainda mais saboroso. Vale destacar, no entanto, que a sopa de beterraba com creme de leite tende a durar menos na geladeira. Portanto, o ideal é prepará-la para tomar em 1 ou 2 dias.

Torrada para sopa é um acompanhamento simples e fácil de preparar

Que tal fazer umas torradas em casa para acompanhar a sopa de beterraba? Você pode utilizar pães dormidos (que não estão mais tão fresquinhos) para fazer a receita - corte-os em rodelas, tempere-os com azeite e orégano e leve para assar no forno até que fiquem bem torrados. Esse acompanhamento é bem simples, barato e fica delicioso. A Qualitá também dispõe de torradas prontas que são ótimas para acompanhar caldos e sopas, vale a pena experimentar!

Matérias: Alimentação

Ver mais