Economia do lar

Sobrou café coado? Veja quanto tempo dura o café depois de pronto e como aproveitá-lo

Evite requentar café coado no dia anterior para prevenir males à saúde
Evite requentar café coado no dia anterior para prevenir males à saúde

Quem não gosta daquele cheirinho de café coado que preenche toda a casa pela manhã? A sensação é tão agradável e o sabor tão delicioso que fica difícil começar o dia sem preparar a bebida para despertar o organismo. A Qualitá oferece diferentes tipos de café para todos os gostos, desde o tradicional em pó, grãos moídos e até o extra forte. Uma delícia!

A paixão é tanta que há quem goste de preparar garrafas cheias da bebida cafeinada e acabam reaproveitando o café no dia seguinte. Só que não é tão simples assim! Veja agora quanto tempo dura o café depois de pronto e se consumir café coado do dia anterior faz mal.

Quanto tempo dura o café depois de pronto: bebida deve ser consumida em até 1 hora

Apesar de muitíssimo saboroso, o café coado não é um alimento que dura muito tempo. Na verdade, o consumo da bebida já deixa de ser indicado depois de 1 hora desde que ela foi preparada. E claro que tem uma explicação para isso!

Após 20 minutos, o café inicia um processo de oxidação, que degrada a cafeína e os óleos presentes no líquido. Mesmo dentro da garrafa térmica, a bebida começa a “estragar” e deve ser descartada, principalmente se estiver com açúcar. Por mais que seja difícil descartar o cafezinho que você fez com todo cuidado, é o melhor para a saúde!

Requentar café não é recomendado, principalmente de um dia para o outro

Sabe aquele café de ontem que ainda está na garrafa? Ao acordar, não pense em consumi-lo! Se após 1 hora de pronta a bebida a ingestão do líquido já não é recomendada, 12 horas ou mais depois do preparo é inviável. Os níveis de oxidação podem estar muito elevados e isso por si só já faz mal para o corpo a curto prazo.

Quando o líquido é requentado, a degradação é ainda maior, além de apresentar um gosto forte de queimado. O mais indicado é descartar o líquido e preparar uma nova porção. De preferência em quantidades pequenas e suficientes para o consumo imediato!

Receitas com café coado para fazer no mesmo dia

Se você quiser aproveitar o café coado no mesmo dia, temos uma opção divina de receita: capuccino com café coado! É bem fácil de fazer e você só vai precisar de 200 ml de leite integral Qualitá, 50 ml de café tradicional Qualitá coado e 10 g de chocolate em pó solúvel Qualitá.

Como fazer: o primeiro passo é esquentar bastante o leite, mas sem deixar ferver. Bata-o no liquidificador em seguida até formar um creme. Em uma xícara, sirva o café coado de acordo com a quantidade que desejar - apenas adeque as proporções dos ingredientes, ok? Depois, polvilhe o chocolate em pó por cima da bebida e acrescente o leite vaporizado. Misture bem e finalize com canela em pó a gosto. E está pronto seu capuccino com café coado!

Saiba como reutilizar pó de café coado

O café de ontem deve ser descartado, mas o pó pode ser usado para outras finalidades em casa! Você pode usar borra de café como adubo na compostagem caseira ou mesmo para tirar cheiro ruim da geladeira. Salve essas dicas, hein!

Matérias: Economia do lar

Ver mais