Alimentação

Sobremesa para almoço de páscoa: 3 receitas fáceis com chocolate

Arroz doce com chocolate branco e canela em pó é uma receita de sobremesa de Páscoa bem simples e saborosa
Arroz doce com chocolate branco e canela em pó é uma receita de sobremesa de Páscoa bem simples e saborosa

Celebrar a Páscoa comendo bombons, bolos e diferentes docinhos é tudo de bom, né? Uma boa dica, inclusive, é experimentar diferentes receitas com chocolate para servir de sobremesa no almoço em família. Você sabia que tem como fazer ovo na travessa ou até mesmo um bolo de pudim, por exemplo?

Em vez de se ater apenas aos ovos de Páscoa, a nossa dica é preparar receitas fáceis de sobremesa para experimentar nessa época gostosa do ano. Confira 3 opções que ficam de dar água na boca!

1. Receita de pavê de Páscoa (ovo na travessa) é simples e saborosa

Para quem ama ovo de Páscoa e quer uma versão maior e recheada para servir de sobremesa no domingo em família, aqui vai uma dica de ouro: o pavê de Páscoa (ou ovo na travessa) é simples de fazer, é bem docinho e ainda é crocante, pois contém castanhas em seu recheio. Aqui, a ideia é intercalar camadas de creme de chocolate com creme branco para fazer um pavê bem bonito e saboroso. Siga o nosso passo a passo para não errar!

Você vai precisar de: 4 caixas de leite condensado Qualitá (800 g no total), 4 caixas de leite integral Qualitá (use a caixa de leite condensado como medida), 2 colheres de sopa de amido de milho Qualitá, 6 gemas de ovos Qualitá, 2 caixinhas de creme de leite Qualitá, 4 barras de chocolate meio amargo Qualitá (400 g no total), ½ xícara de castanha de caju granulada xerém Qualitá, 4 barras de chocolate ao leite Qualitá (400 g no total.

Em uma panela, coloque o leite condensado. Dissolva o amido de milho no leite, misture com uma colher e despeje na panela. Adicione as gemas e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.

Quando a mistura já estiver mais consistente, apague o fogo, espere esfriar um pouco e junte o creme de leite. Misture bem, até ficar homogêneo e reserve.

Separe ⅓ dessa mistura em um recipiente e reserve.

Em um bowl, coloque o chocolate meio amargo picado e leve para derreter em banho-maria ou no micro-ondas. Adicione o chocolate derretido aos outros ⅔ do creme pronto e misture bem.

Em um refratário de vidro retangular, coloque metade do creme de chocolate e espalhe por todo o fundo. Leve ao congelador por 20 minutos, para que o chocolate fique mais gelado e endurecido.

Por cima dessa camada de creme de chocolate, despeje o creme branco e as castanhas granuladas. Leve ao congelador por mais 20 minutos e, então, despeje o resto do chocolate meio amargo derretido. Deixe no congelador por mais alguns minutos.

Coloque o chocolate ao leite em um recipiente e leve para derreter em banho-maria ou no micro-ondas. Despeje por cima do pavê para finalizar e, então, deixe na geladeira por pelo menos 2 horas, para que o doce fique bem gelado.

Obs.: você ainda pode incrementar essa receita de ovo na travessa com granulados de chocolate ou mais castanhas xerém. Fica uma delícia!

2. Bolo pudim de chocolate e cenoura funciona como sobremesa para almoço de Páscoa

Se você faz parte do time que ama pudim - tanto por conta do sabor quanto pela consistência -, com certeza vai amar esse doce de Páscoa! Aqui, a ideia é fazer uma base de bolo de cenoura e uma camada de chocolate por cima (semelhante ao pudim) com uma calda caramelizada.

A parte mais legal dessa receita é que, embora as massas fiquem misturadas ao serem despejadas na forma, na hora de assar, as camadas ficam bem divididas como num passe de mágica - a cenoura em baixo e o chocolate em cima. Vale a pena experimentar!

Você vai precisar de: 2 xícaras de açúcar refinado Qualitá, 2 caixas de leite condensado Qualitá (400 g no total), 2 caixas de leite integral Qualitá (use a caixa de leite condensado como medida), 5 ovos brancos Qualitá, 5 colheres de sopa de chocolate em pó solúvel Qualitá, 1 cenoura Qualitá, ½ xícara de óleo de soja Qualitá, 1 xícara de farinha de trigo Qualitá, 1 colher de sopa de fermento químico em pó Qualitá.

Para começar, despeje 1 xícara de açúcar refinado em uma forma de pudim e deixe derreter no fogo baixo. Quando o açúcar já estiver bem caramelizado (em forma de calda), reserve na geladeira.

No liquidificador, coloque o leite condensado, o leite, 3 ovos e o chocolate em pó. Bata até formar uma mistura homogênea e, então, despeje por cima da calda caramelizada.

Chegou a hora de fazer a massa do bolo de cenoura! No liquidificador, a cenoura sem casca e cortada em rodelas, adicione 2 ovos e óleo de soja. Bata por pelo menos 3 minutos, até formar uma mistura homogênea.

Em uma bacia, coloque a farinha de trigo, 1 xícara de açúcar refinado e o fermento em pó. Adicione a parte líquida (a mistura de cenoura do liquidificador) e mexa bem, até formar uma massa consistente de bolo de cenoura.

Despeje essa massa de cenoura na forma de pudim e, então, leve para assar em banho-maria no forno preaquecido a 180°C por cerca de 1h15.

Vale lembrar que, no final, as duas camadas ficam bem separadas: o bolo de cenoura em baixo e o pudim de chocolate em cima. Sirva como receita de sobremesa de Páscoa - com certeza fará muito sucesso!

3. Arroz doce com chocolate branco é uma sobremesa de Páscoa fácil 

Embora seja de origem asiática, o arroz doce é uma receita que faz bastante sucesso no Brasil, sendo consumido principalmente nas festas de São João. A boa notícia é que você também pode fazer uma receita desse doce que fica a cara da Páscoa! Para incrementar, a nossa dica é usar o chocolate branco, que harmoniza superbem com a canela e acrescenta um toque mais cremoso ao doce.

Você vai precisar de: 3 xícaras de leite integral Qualitá, ⅓ de xícara de arroz branco Qualitá, ½ xícara de açúcar refinado Qualitá, 1 pedaço de canela em casca Qualitá, 1 barra de chocolate branco Qualitá (100 g), canela em pó Qualitá a gosto para servir.

Em uma panela grande, coloque o leite, o arroz, o açúcar e o pedaço de canela. Leve para cozinhar no fogo alto e, quando levantar fervura, mude para fogo médio/baixo.

Passe a mexer com uma colher de pau para impedir que a mistura grude no fundo. Deixe cozinhar dessa forma por 30 minutos, para que os grãos de arroz fiquem bem cozidos e cremosos.

Passado esse tempo, apague o fogo, junte o chocolate branco picado e misture bem, até derreter por completo no arroz. Sirva em seguida com canela em pó a gosto e prontinho!

Matérias: Alimentação

Ver mais