Organização

Seus filhos dividem o quarto? Saiba como não se perder organizando o que é de cada um

Se guiar pelo tamanho das peças é uma das dicas para não misturar as roupas das crianças no armário
Se guiar pelo tamanho das peças é uma das dicas para não misturar as roupas das crianças no armário

Se você tem filhos pequenos e coloca os dois - ou mais - para dividir o quarto, precisa tomar alguns cuidados para que os pertences de cada um fiquem devidamente separados. Quando eles são de sexos diferentes, essa tarefa é bem mais fácil, mas, quando o espaço é dividido só por meninas ou só por meninos, é preciso ter uma atenção extra para fazer essa divisão do jeito certo - tanto por segurança quanto para que não seja difícil achar o que é de cada um quando eles forem te perguntar onde as coisas estão.

Afinal, ensinar a compartilhar é muito importante, mas dependendo do objeto ou peça é melhor deixar cada um com o seu mesmo para evitar confusões. Então, para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença para evitar confusões na hora em que você for arrumar o cômodo dos pequenos. Confira!

Se guie pelos tamanhos na hora de separar as roupas

Um bom truque para não confundir as roupas das crianças é se guiar pelo tamanho de cada uma - a não ser, é claro, que elas tenham idades próximas ou sejam gêmeas. Assim, você vai evitar que a peça de uma vá parar na gaveta da outra e vice-versa.

Se desejar, vale preparar uma pilha guiada pelos tamanhos já na hora de lavar e passar as roupas para te poupar trabalho quando for guardar tudo nos armários.

Deixe os brinquedos da criança menor em uma altura que ela alcance

Se você tem prateleiras no quarto das crianças, também vale considerar o tamanho delas para organizar os objetos. Por exemplo: deixe o brinquedo da menor em uma altura que ela possa alcançar, enquanto a da mais velha pode ficar em um espaço um pouco mais alto sem que haja tanta dificuldade de alcance. Assim, além de ser uma boa forma de separar o que é de cada uma, todas vão poder pegar o brinquedinho favorito na hora em que desejarem. Sem falar que elas não terão desculpas para não guardar tudo depois, não é mesmo?

Crie uma linha imaginária no quarto para arrumar os objetos

Outra dica para não acabar confundindo os pertences de um e de outro - e deixar tudo mais organizado para eles mesmos -  é criar uma espécie de linha imaginária no quarto. Se a disposição dos móveis permitir, considere também a posição das camas para fazer isso. Desse modo, dividindo tudo em direita e esquerda, vai ficar bem mais fácil organizar e memorizar o que é de quem em cada espaço.

Use caixas de brinquedos com cores diferentes

Além da questão da organização, a divisão dos brinquedos também é importante pela segurança das crianças menores - já que alguns objetos são arriscados para elas por contarem com peças que podem ser engolidas se forem manuseadas sem a supervisão de um adulto. Uma boa dica para não misturá-los é separar uma caixa para cada uma, de preferência com cores diferentes ou personalizadas para que não haja nenhuma confusão.

Matérias: Organização

Ver mais