Alimentação

Sempre soltinhos! O que fazer para que peixe, ovo e panqueca não grudem na frigideira?

Para evitar que o ovo grude na frigideira, despeje um pouco de óleo ou manteiga sobre ela
Para evitar que o ovo grude na frigideira, despeje um pouco de óleo ou manteiga sobre ela

Sabe aquela história de "panela velha é que faz comida boa"? Então, não caia mais nessa. Sobretudo quando se tratar de uma frigideira - quanto mais velhas e usadas, pior elas ficam e mais os alimentos grudam! E isso também vale para as antiaderentes. Para que você fuja desse tipo de problema, nós separamos algumas dicas essenciais que permitem que você faça qualquer fritura sem dores de cabeça, evitando que alimentos como peixe, ovo e panqueca grudem na frigideira. Confira!

Faça uma boa limpeza na sua frigideira

Antes de qualquer coisa, certifique-se de que a sua frigideira está totalmente limpa. Se ela estiver com um aspecto gorduroso ou levemente áspera (provavelmente com algum acúmulo de resíduos), remova a sujeira deixando-a de molho em água morna por um tempo, com um pouco de detergente neutro. O próximo passo é secá-la bem (para que não fique nenhum resquício do produto) e partir para o fogão!

Obs.: É muito importante cuidar bem da frigideira para que elas durem por mais tempo. Atente-se a isso também!

Apele para os clássicos: despeje um pouco de óleo ou manteiga na sua frigideira

O truque de untar a panela antes de cozinhar pode até ser batido, mas nem por isso deixa de ser uma mão na roda. Pode fritar ovo, peixe, panqueca... O que você quiser! Essa técnica é a garantia de que a sua frigideira vai funcionar perfeitamente.

Basta pegar um pincel de cozinha ou algumas folhas de papel toalha e passar um pouco de óleo, manteiga, margarina ou azeite - só não vale utilizar algum material que arranhe a superfície! Depois que você fizer isso, pode cozinhar tranquilamente.

Coloque uma pitada de farinha de trigo na panela antes da fritura

Se você pretende fazer muita fritura e quer garantir ainda mais que a sua frigideira não grude, tenha em mãos um pacote de farinha de trigo. Ela deve proteger ainda mais o fundo da sua panela (ou o teflon, no caso das frigideiras antiaderentes). É só distribuir algumas pitadas de farinha trigo na panela depois de temperá-la com a gordura. Só tome cuidado para não despejar muita farinha e alterar o sabor dos alimentos!

Utilize o bicarbonato de sódio para revigorar a película antiaderente da sua frigideira

Sim, além de tirar manchas, higienizar frutas e legumes, te ajudar na hora da faxina e do preparo de alimentos, o bicarbonato de sódio também serve pra isso! Tudo o que você precisa é fazer misturar um pouco de bicarbonato com água (formando uma pastinha) e aplicar sobre a sua frigideira delicadamente com o auxílio de uma esponja (use somente a parte amarela). Depois é só levar a frigideira ao fogo, deixar a mistura ferver e agir por alguns minutos e limpar bem a panela no final do processo.

Dica: Se julgar necessário, utilize uma esponja antiaderente para não correr nenhum risco de danificar o material.

Matérias: Alimentação

Ver mais