Lavanderia

Secadora de roupas: o guia definitivo de como usá-la e suas principais dúvidas

Para usar a secadora de roupas corretamente, verifique os símbolos de lavagem nas etiquetas das peças
Para usar a secadora de roupas corretamente, verifique os símbolos de lavagem nas etiquetas das peças

A secadora de roupas pode ser uma verdadeira mão na roda para quem tem uma rotina corrida. Afinal, ela ocupa menos espaço que o varal - sendo útil principalmente para pessoas que moram em apartamentos e não têm área de serviço ou quintal em casa - e pode facilitar o processo de secagem. Para te ajudar a manuseá-la, nós decidimos preparar um guia definitivo de como usar a secadora de roupas e responder às principais dúvidas que costumam surgir durante o processo. Dá uma conferida!

Símbolos de lavagem indicam qual deve ser a temperatura da secadora

Os desenhos que ficam nas etiquetas das roupas são importantíssimos para aprender como usar a secadora de roupas corretamente. Apesar de serem conhecidos como símbolos de lavagem, eles instruem se a peça pode ser torcida, se você deve colocá-la na secadora ou no varal e qual deve ser a temperatura da máquina de acordo com os tipos de tecidos. Por isso, na hora de observar as etiquetas, fique de olho nos símbolos do quadrado! Aqui, nós separamos os que mais se destacam:

Quadrado com um círculo dentro e apenas um ponto

O quadrado com um círculo dentro e apenas um ponto indica que a peça pode ir na secadora, mas deve secar com o ciclo de temperatura baixa (geralmente de 30°C a 45°C). Ele costuma aparecer em roupas delicadas (como blusas de seda, linho, lã e tricô) ou em tecidos sintéticos (como peças de poliamida, poliéster e elastano) e é mais indicado para preservar a elasticidade das roupas.

Quadrado com dois ou três pontos

Quando o símbolo for um quadrado com dois pontos, a temperatura da secadora deve ser média (entre 45°C e 60°C). Já quando aparecer um quadrado com três pontos - presente em roupas de algodão, jeans, toalhas de banho e outras malhas mais densas - a temperatura ideal de secagem é acima de 60°C, indicado como o ciclo de temperatura alta.

Quadrado com um círculo e um X

Caso você se depare com um X dentro do quadrado, não coloque a roupa na secadora! Essa indicação aparece quando a peça não é apropriada para ir na máquina e precisa secar apenas no varal.

Obs.: O quadrado com um círculo simples (sem nenhuma sinalização) indica que a peça pode ir na secadora, mas não determina uma temperatura ideal.

Dica: O ciclo de temperatura baixa também pode ajudar a tirar o cheiro de guardado da roupa! Para fazer isso, basta deixá-la na secadora por pelo menos 10 minutos e, depois, usar um produto específico para passar a roupa com mais facilidade, como o passa fácil.

Para usar a secadora de roupas corretamente, siga as dicas básicas

Além de ter atenção aos símbolos de lavagem, existem alguns cuidados superimportantes que podem te ajudar a usar a secadora de roupas da forma certa. Abaixo, nós separamos uma lista com algumas dicas básicas essenciais para o bom funcionamento da máquina. Dá uma olhadinha:

1. Durante a lavagem, lembre-se de centrifugar as suas roupas (peças muito molhadas podem acabar dificultando a secagem);

2. Antes de colocar as roupas na secadora, separe-as por cor e tecido;

3. Lembre-se de verificar os bolsos! Tire moedas, papéis, ou qualquer outro objeto que tenha passado batido;

4. Não ultrapasse o tempo de secagem das roupas;

5. Leia o manual do aparelho! Essa etapa é fundamental para entender qual é o limite de capacidade da sua secadora e com que periodicidade o filtro de ar deve ser limpo.

Afinal, secadora de roupas encolhe as peças?

Uma das dúvidas mais frequentes sobre o uso do aparelho é se a secadora de roupas encolhe (ou não) peças como calças jeans, moletom e outros tecidos que costumam sofrer deformações na lavagem. Na verdade, o que pode acontecer é que uma roupa diminua de tamanho durante a lavagem e, por conta do uso frequente de produtos amaciadores, continue encolhida depois de sair da secadora.

Para evitar que isso aconteça, uma boa dica é colocar algumas colheres de vinagre branco junto com o amaciante na máquina de lavar. Assim, o ácido presente no produto vai ajudar a amaciar a roupa sem que elas encolham apenas com o amaciante.

Obs.: Outra dúvida que costuma ser frequente é quanto à necessidade de passar as roupas depois usar a secadora. Nesse caso, o ideal é retirar as roupas da máquina após a secagem, verificar se há algum vinco ou amassado e passar as peças enquanto elas ainda estão quentes.

Matérias: Lavanderia

Ver mais