Lavanderia

Se distraiu fazendo a unha? Relaxa! Aprenda como tirar mancha de esmalte de roupa sem esforço

Nem o esmalte escuro irá manchar a sua roupa se você souber como removê-lo
Nem o esmalte escuro irá manchar a sua roupa se você souber como removê-lo

Você estava lá fazendo a sua unha na maior tranquilidade do mundo, até que se distrai e esbarra com o pincel na roupa. Agora além de ter que se preocupar em não borrar ainda mais a mão ou o pé ainda precisa resolver o problema da sujeira e nem sabe por onde começar! Mas pode ficar tranquilo, porque nós vamos te ensinar os melhores truques para tirar mancha de esmalte da roupa (mesmo se ela for bem escura) sem fazer esforço. Se liga!

Fique de olho na etiqueta do tecido

Embora as dicas sejam focadas em manchas de esmalte na roupa elas também podem ocorrer no tecido de uma almofada ou mesmo de uma toalhinha. Por isso, a regra número 1 é sempre dar uma olhada nos símbolos de lavagem da etiqueta. São eles que vão indicar se o tecido pode ou não ser lavado na água - e se a resposta for negativa o único jeito vai ser mandar lavar a seco em uma lavanderia mesmo.

Acetona é opção mais rápida

Se a mancha ainda está fresca o ideal é usar acetona para removê-la. Afinal, ela foi feita justamente para remover o esmalte das unhas, e por isso não é de se estranhar que também sirva para tirar o produto de outras superfícies. Para isso, basta colocar um pouco do líquido em um pedaço de algodão e passar na área afetada em movimentos circulares. Outro produto que pode ser usado em seu lugar é o óleo de banana, que também tem a função de derreter esmaltes e não costuma causar alergias, como pode ocorrer com a acetona.

Não se esqueça que essa dica vale para tecidos que não sejam delicados, porque esses podem acabar manchando. Na dúvida, aplique a acetona em uma área mais discreta antes e veja se o tecido mudou de cor. Mas seja rápido, porque o truque vale apenas para manchas de esmalte que ainda não secaram!

Raspagem é perfeita para manchas secas

Já se a mancha secou não tem jeito: será preciso optar por outro método para se ver livre o esmalte que você borrou no tecido sem querer. Para isso, nossa dica é raspar a área afetada com cuidado. Afinal, o esmalte seca, e talvez seja possível removê-lo apenas com esse simples processo. Um sugestão para fazer o produto endurecer mais rápido é colocar um cubo de gelo (coberto por um pano) na área afeta. Lembrando que se ele estiver derretendo é melhor deixar pra lá, porque a água pode apenas fazer a mancha se espalhar ainda mais.

Tira manchas retira resquícios do esmalte

Mesmo que a raspagem funcione 100%, nossa dica é colocar o tira manchas na área afetada para retirar possíveis resquícios do esmalte. É só deixar agir por um tempo e depois lavar normalmente. Se ainda assim sentir que ficou um pouquinho do produto repita o processo, mas sempre tomando o cuidado para não desgastar o tecido.

Matérias: Lavanderia

Ver mais