Lavanderia

Sapato de veludo: como limpar sem danificar o tecido

Com os cuidados certos, o seu sapato de veludo pode durar muito mais tempo que você imagina
Com os cuidados certos, o seu sapato de veludo pode durar muito mais tempo que você imagina

Lindos, de design diferenciado e macios. É por causa dessas características que os sapatos de camurça e até de veludo acabam indo parar no nosso armário. Mas você já teve problemas na hora de limpá-los? Para evitar que seu sapato preferido acabe cheio de manchas, resolvemos montar um pequeno tutorial de como limpar cada calçado do estilo. Desse jeito, todos terão uma vida útil bastante longa e poderão estar com você em festas, cerimônias e quantos eventos mais você quiser. Ficou curioso? É só continuar lendo.

Comece com uma escova macia

A melhor forma de tirar a sujeira superficial do seu calçado é usando uma escova de dentes de cerdas macias. Passe o objeto por toda a superfície feita de veludo de modo devagar, sem pressa, com movimentos leves. Tente respeitar a direção dos pelos e não esfregue as cerdas no sentido contrário, porque isso pode afetar o aparência do sapato. Caso haja alguma mancha, você pode passar a escova mais vezes sobre esse ponto.

Identifique e trate as manchas mais agressivas

As manchas maiores e mais difíceis de tirar devem ser limpas de modo profundo. Para fazer isso, o ideal é misturar, em uma garrafa com capacidade para mais de um litro, água morna e detergente neutro. Feito isso, agite bastante até formar uma grande quantidade de espuma. Com o auxílio da escova, passe um pouco da espuma (só ela mesmo) em cima das manchas do seu sapato, mantendo a mistura ali por alguns segundos. Depois, retire a combinação usando um pano seco e macio, de preferência um que não solte fios nem pêlos. O ideal é fazer tudo isso na direção do tecido e não esfregar em nenhum momento. E ah! A água deve ser apenas morna, jamais quente, tudo bem?

Manchas de gordura e de comida têm solução também

Se o caso for mais grave e seu sapato tiver sido atingido por macarrão ou qualquer alimento com uma dose maior de gordura, não se desespere! De modo bastante semelhante à solução anterior, você deve colocar, em uma garrafa plástica de tamanho mediano uma mistura de álcool e água morna. Não use água quente e prefira o álcool comum, o mesmo usado em kits de primeiros socorros, tudo bem?

Jogue um pouco da solução em uma esponja macia e não abrasiva. Esprema bem para que o excesso de água escorra e então passe sobre o sapato. Lembre-se de não esfregar com força e nem seguir na direção contrária à dos pêlos do sapato. Depois, molhe a esponja na água para que a sujeira não fique grudada no objeto. Quanto ao sapato, deixe-o secando em uma área bem arejada, mas sem sol.

Como cuidar dos sapatos de veludo durante o dia a dia

Além das manchas, é bastante comum que os sapatos de veludo acabem com uma quantidade muito grande de bolinhas brancas dentro do seu armário. Isso pode ser resolvido com a ajuda de um espanador ou mesmo com o uso de um pano macio e sem fiapos. Para que seu sapato esteja sempre pronto para você, também vale deixá-lo guardado em locais apropriados. Prefira ambientes bem arejados e completamente secos, evitando ao máximo espaços úmidos demais. A presença de água pode criar manchas e até deixar um pé mais escuro ou mais claro que o outro. Essa dica vale para cuidar de qualquer sapato, até mesmo os de tecido.

Matérias: Lavanderia

Ver mais