Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Salsão: tudo sobre esse ingrediente versátil
Meu Lar 11/03/2022

Salsão: tudo sobre esse ingrediente versátil

O salsão é uma verdura aromática que combina com diferentes preparos na cozinha. Também conhecido como aipo, o vegetal tem origem europeia e compõe pratos variados e bem saborosos, como o minestrone de feijão. Se você quer aprender novas receitas com salsão para testar e experimentar em casa, é só continuar lendo a matéria.

Salsão: como usar a verdura em acompanhamento para almoço

Nunca pode faltar um verdinho no prato na hora do almoço, né? A salada é uma parte importante das refeições diárias e promove um gosto a mais aos preparos. Nesses casos, o salsão apresenta enorme versatilidade, pois tanto o talo quanto as folhas podem ser aproveitados. O vegetal pode ser combinado com diferentes folhas, como alface e rúcula, e molhos temperados, e ainda é fácil congelar para usar em receitas distintas.

Receita de salada de salsão

Aproveitar os acompanhamentos no almoço é sempre bom para incrementar o prato. Com a salada de salsão, a refeição fica ainda mais gostosa de um jeito fácil. É só seguir as instruções:

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá de talos de salsão Qualitá picados;
  • 1 tomate italiano Qualitá picado;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva Qualitá;
  • ¼ xícara de chá de maionese tradicional Qualitá;
  • 1 pitada de sal;
  • Azeitona verde fatiada em conserva Qualitá a gosto.

Lave e fatie os talos do salsão e o tomate. Então, leve-os para uma tigela e tempere com sal e azeite e mexa bem. Em seguida, acrescente a maionese à mistura e mexa até incorporar. Decore com folhas de salsão picadas e outras ervas que desejar.

Como usar salsão: bebidas também são boas opções

Salsão é um ótimo ingrediente para bebidas, sabia? Por ser bem aromático, o ingrediente combina com o suco verde, receita que tem feito muito sucesso nas redes sociais por apresentar diversos benefícios para a saúde, além de ser bem fresquinha. É possível incrementar o preparo com outros ingredientes, como folhas de hortelã, espinafre etc. Cascas de abacaxi e frutas cítricas, como o limão, também combinam bastante com a bebida.

Receita de suco de salsão

Que tal começar o dia bem com um suco de salsão pela manhã? A indicação é tomar a bebida ainda em jejum, antes de servir o café. Veja como preparar:

Você vai precisar de:

  • 2 talos de salsão Qualitá;
  • ½ xícara de chá água filtrada gelada.

Após lavar os maços de salsão, fatie-os em pedaços menores. Transfira ¼ de salsão para o liquidificador e comece a bater. Adicione o restante da verdura aos poucos junto com a água gelada até obter uma mistura uniforme. Quando pronto, coe o suco e sirva em seguida.

O que fazer com as folhas do salsão para jantar: invista em sopas e caldos

Para quem gosta de preparos quentinhos e mais leves para a noite, usar salsão para fazer sopas ou caldos vai cair superbem. Essas são boas opções para dias mais frios ou mesmo para quem gosta de refeições mais sutis durante a noite. O melhor é que dá para combinar os pratos com torradas temperadas e molhos aromáticos a gosto.

Receita de sopa de salsão

Para variar no jantar, nada como aproveitar sopas e caldos bem saborosos, né? A receita de sopa de salsão aproveita a verdura inteira, talos e folhas, e é bem prática de fazer. Se quiser, você pode acrescentar linguiça de churrasco na receita. Olha só:

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá de talos salsão Qualitá picados;
  • 3 colheres de sopa de folhas de salsão Qualitá picadas;
  • ⅔ xícara de chá de água quente com sal;
  • ¼ xícara de chá de alho e cebola picados Qualitá;
  • 1 ½ colher de sopa de manteiga Qualitá;
  • 1 ½ colher de sopa de farinha de trigo Qualitá;
  • 2 xícaras de chá de leite integral Qualitá;
  • ½ colher de chá de sal refinado Qualitá;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Comece cozinhando os talos e folhas do salsão já picados em uma panela fechada com a água temperada até que amoleçam. Em uma tigela, misture a farinha, o sal e a pimenta-do-reino, e acrescente o leite logo depois e mexa novamente até homogeneizar.

Em seguida, inicie o refogue do alho e da cebola picados com manteiga em fogo baixo em uma panela funda e adicione o molho branco. Mexa constantemente até criar consistência. Por mim, acrescente o salsão ao preparo e tempere com sal e pimenta. Acertar como fazer salsão ficou fácil, né?