Alimentação

Salada de bacalhau: 3 formas de preparo fresquinhas, gostosas e nutritivas

Salada de bacalhau é preparo versátil: acompanhamento combina com diferentes pratos e também serve como entrada
Salada de bacalhau é preparo versátil: acompanhamento combina com diferentes pratos e também serve como entrada

Quem gosta de peixe não consegue recusar uma salada de bacalhau bem feita, né? O prato tipicamente português compõe um cardápio saboroso e muito versátil. Com o Lombo de Bacalhau Qualitá, que já vai dessalgado e fatiado, você poupa tempo na cozinha e fica mais fácil aprender como fazer salada de bacalhau para servir à mesa. Se você quer aproveitar um acompanhamento fresco e saboroso, confira agora 3 opções práticas de receita de salada de bacalhau para servir durante as refeições principais.

Salada de bacalhau com batata combina com arroz branco

Se você ainda não provou essa receita, chegou a hora de conhecer a salada de bacalhau tradicional portuguesa. E não tem mistério, viu? Além de ser muito nutritiva. Olha só o passo a passo:

Você vai precisar de: 500g de lombo de bacalhau Qualitá, 500g de batata inglesa Qualitá, 1 cebola, suco de ½ limão; sal, pimenta-do-reino, cheiro verde, azeitonas pretas e azeite extravirgem português Qualitá a gosto.

Após descongelar o bacalhau dessalgado e fatiado, ferva as peças em água e desfie o peixe em seguida. Aproveite a água do cozimento do pescado para cozinhar as batatas já descascadas e partidas ao meio e acrescente também a cebola, cortada em 4 partes.

Misture tudo, transfira para um refratário e tempere com os condimentos a gosto. Por fim, cubra com papel filme, deixe esfriar na geladeira e sirva gelado. Rende aproximadamente 5 porções.

Salada de grão de bico com bacalhau é ideal para eventos em casa

A salada de bacalhau com grão de bico é um preparo comum para a Páscoa, que combina superalimentos em um único e saboroso prato. Mas é claro que dá para aproveitar o prato no resto do ano também! É só seguir as instruções abaixo:

Você vai precisar de: 500g de lombo de bacalhau Qualitá, 500g de grão-de-bico Qualitá, 2 cebolas, 100ml de leite integral Qualitá; sal, salsinha ou cebolinha e vinagre a gosto.

Com o lombo de bacalhau dessalgado e fatiado, cozinhe a peça por 20 minutos em água quente. Reaproveite a água do bacalhau e cozinhe também o grão-de-bico por mais 30 minutos para que o ponto fique al dente.

Misture tudo, tempere a gosto e transfira os ingredientes para uma tigela grande. Cubra com papel filme, leve à geladeira e sirva gelado. Rende 8 porções e você também pode incrementar a salada de bacalhau com palmito fatiado em rodelas.

Salada de feijão fradinho com bacalhau tem cara de almoço de domingo

Por último, temos a salada de bacalhau com feijão fradinho. O prato português combinado com o feijão tipicamente brasileiro é de dar água na boca e dá aquele toque especial às refeições no fim de semana. Veja como fazer:

Você vai precisar de: 250g de lombo de bacalhau Qualitá, 250g de feijão fradinho Qualitá, 2 cebolas em rodelas, 4 dentes de alho picados, 1 tomate sem sementes e picado em cubos, 1 pimentão verde e 1 pimentão vermelho Qualitá fatiados, suco de 1 e ½ limão; sal, cheiro verde, orégano, cebolinha, azeitonas verdes e azeite extravirgem português a gosto.

Após demolhar o feijão, cozinhe os grãos até que fiquem levemente macios. Enquanto isso, cozinhe o bacalhau em água fervente e desfie em seguida. Então, refogue alho e cebola picados com azeite e inclua os pimentões fatiados à panela.

Conte 1 minuto e adicione o bacalhau já desfiado e aproveite os temperos para dar sabor ao preparo. Com o fogo desligado, acrescente o feijão fradinho e o tomate em cubos. Mexa suavemente e transfira para um refratário. Tempere com mais azeite, acerte o sal e sirva.

Matérias: Alimentação

Ver mais